Porto Velho (RO) quinta-feira, 15 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura vai incluir peixe na merenda escolar


Produtos derivados do peixe, como a polpa, o hambúrguer e a farofa serão inseridos no cardápio da merenda escolar das escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. O chefe da Divisão de Alimentação Escolar (Diale) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Antonio Rocha de Albuquerque, informa que em 2007 a Prefeitura vai adquirir aproximadamente 50 mil quilos de peixe, diretamente dos pescadores associados à cooperativa e que beneficiam o produto no Terminal Pesqueiro, recém reformado e ampliado.

A aquisição será feita com recursos municipais, através do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE), e do Governo Federal, através dos Programas Nacionais de Alimentação Escolar (PNAE), em Creches (PNAC) e Indígena (PNAI). “O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prima pelo aproveitamento de alimentos regionais no preparo da merenda escolar, e o peixe é um dos nossos principais produtos, e dos mais nutritivos também”, ressalta o chefe da Diale.

A secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, enfatiza que o município já utiliza como mistura no preparo da merenda escolar o charque, a carne bovina moída e inteira e a carne de frango. “A adição do peixe, além de enriquecer o cardápio, será também um incentivo aos pescadores da região, gerando mais empregos diretos e indiretos”, cita a secretária.

CURSO

Visando capacitar os profissionais que manipulam o pescado para um melhor aproveitamento do produto, iniciou hoje, 30, no Terminal Pesqueiro e se estende até quarta-feira, 1, um curso promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) e pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).

A capacitação atende a nutricionistas e técnicos da Diale, da Emater, da Semagric e do próprio terminal. As aulas acontecem das 8 às 18h e das 14 às 17h. Além do peixe, os participantes também estão aprendendo a como melhor aproveitar o peito de frango.

Mais Sobre Política

Emendas de Follador garantem R$ 358 mil a Instituto de Identificação

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta quarta-feira (14) em Porto Velho, durante reunião com autoridades do Instituto de Identificação da

Técnicos poderão ser aproveitados no futuro governo do coronel Marcos Rocha

Técnicos poderão ser aproveitados no futuro governo do coronel Marcos Rocha

Essa possibilidade não foi descartada pelo governador eleito

Eleita nova Diretoria do Sindafisco para o biênio de 2019/2020

Eleita nova Diretoria do Sindafisco para o biênio de 2019/2020

Pela primeira vez o processo foi realizado on-line, garantindo assim total segurança e agilidade, tanto no processo eleitoral.

Mariana Carvalho recebe demandas de Porto Velho

Mariana Carvalho recebe demandas de Porto Velho

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) recebeu em seu gabinete os vereadores de Porto Velho Márcio Miranda e Márcio Pacele, além do deputad