Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura vai incluir peixe na merenda escolar


Produtos derivados do peixe, como a polpa, o hambúrguer e a farofa serão inseridos no cardápio da merenda escolar das escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. O chefe da Divisão de Alimentação Escolar (Diale) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Antonio Rocha de Albuquerque, informa que em 2007 a Prefeitura vai adquirir aproximadamente 50 mil quilos de peixe, diretamente dos pescadores associados à cooperativa e que beneficiam o produto no Terminal Pesqueiro, recém reformado e ampliado.

A aquisição será feita com recursos municipais, através do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE), e do Governo Federal, através dos Programas Nacionais de Alimentação Escolar (PNAE), em Creches (PNAC) e Indígena (PNAI). “O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prima pelo aproveitamento de alimentos regionais no preparo da merenda escolar, e o peixe é um dos nossos principais produtos, e dos mais nutritivos também”, ressalta o chefe da Diale.

A secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, enfatiza que o município já utiliza como mistura no preparo da merenda escolar o charque, a carne bovina moída e inteira e a carne de frango. “A adição do peixe, além de enriquecer o cardápio, será também um incentivo aos pescadores da região, gerando mais empregos diretos e indiretos”, cita a secretária.

CURSO

Visando capacitar os profissionais que manipulam o pescado para um melhor aproveitamento do produto, iniciou hoje, 30, no Terminal Pesqueiro e se estende até quarta-feira, 1, um curso promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) e pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).

A capacitação atende a nutricionistas e técnicos da Diale, da Emater, da Semagric e do próprio terminal. As aulas acontecem das 8 às 18h e das 14 às 17h. Além do peixe, os participantes também estão aprendendo a como melhor aproveitar o peito de frango.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)