Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura tem Laboratório modelo para exames médicos



A prefeitura de Porto Velho inaugura nesta sexta feira,17, o Laboratório Central do município, que vai funcionar nas dependências do Centro de Saúde Rafael Vaz e Silva, na Rua Jacy-Paraná, bairro Nossa Senhora das Graças. Com equipamentos sofisticados e de última geração, informatizado e interligado com as demais unidades de saúde, o laboratório é considerado como exemplo pelo Ministério da Saúde.

Conforme a coordenadora da Divisão de Laboratórios da prefeitura, biomédica Maria do Socorro Rodrigues, a unidade conta com quatro máquinas importadas da Alemanha e França, capazes de realizar todos os tipos de exames bioquímicos, inclusive HIV. “Aqui a gente só não faz cultura, mas realiza exame capaz de detectar bactérias”, informa.

Com os novos equipamentos, a prefeitura tem capacidade para emitir resultados de exames no prazo máximo de 72 horas. Antes, os resultados demoravam até 45 dias, dependendo do tipo de exame. Outros serviços eram terceirizados. “Laboratório dessa magnitude na rede pública de saúde é o único na região Norte”, afirma o secretário Williames Pimentel (Semusa).

Outra novidade é a total informatização e interligação do sistema com as demais unidades de saúde da capital via on line. Através desse método, é possível “puxar” o resultado dos exames no local onde o material foi coletado e agilizar o tratamento do paciente. O distrito de Jacy-Paraná também já faz parte da rede e em breve o benefício será estendido para outras localidades. Diariamente, o material coletado para exame é recolhido e levado para o laboratório, o que também facilita a vida dos pacientes.

Somente uma das máquinas tem capacidade para realizar mil exames por dia. No total, cerca de 35 mil exames serão realizados ao mês. Até o início do funcionamento do novo sistema, em janeiro de 2010, somente oito mil exames eram feitos mensalmente pela rede municipal de saúde. Pessoas que moram em municípios vizinhos, como Itapuã do Oeste, também procuram o laboratório da prefeitura e são atendidos.

De acordo com o diretor do laboratório, Lúcio Baraúna, o município investiu R$ 2 milhões e 500 mil na nova estrutura física (salas) e equipamentos. Para o secretário Williames Pimentel, o “laboratório representa“ a valorização da dignidade humana do paciente. É um marco de rapidez e eficiência no trato com as pessoas”.

Com três equipes trabalhando, o laboratório funcionará pela manhã, tarde e até meia-noite. Além de exames de HIV e pré-natal, o município também faz exames de hepatite B e C, doença de chagas, toxoplasmodium, rubéola, glicose, triglicérides, creatinina, ácido úrico e outros.

O prefeito Roberto Sobrinho visitou o local, conversou com os funcionários, conheceu os equipamentos e fez várias perguntas. Ele parabenizou toda a equipe pelo trabalho que realizam em prol da saúde da população. “Com a inauguração do Laboratório Central que acontecerá na sexta feira, nós vamos fechar o ano com muitas conquistas e vitórias também na área da saúde, entregando à população o que há de mais moderno e eficiente em exames laboratoriais,” concluiu o prefeito.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)