Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura retira camelôs da rua Euclides da Cunha


Prefeitura retira camelôs da rua Euclides da Cunha - Gente de Opinião

A prefeitura de Porto Velho começou a retirada dos comerciantes da rua Euclides da Cunha, na manhã desta segunda-feira, 23, local onde será construído o Terminal de Ônibus Urbano. Neste primeiro momento serão retirados 58 estabelecimentos comerciais instalados irregularmente no espaço público.

A desocupação foi pacífica porque cerca de 10 comerciantes já haviam concordado com a demolição e os demais tiveram a oportunidade de se cadastrar com os servidores da secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo que estão no local à disposição, assim possibilitando que todos os comércios sejam desativados.

A Semusb disponibilizou caminhões e pessoal para colaborar na mudança, os servidores ajudaram a embalar os produtos, carregar os caminhões e levar ao local desejado pelos proprietários das mercadorias. Pelo acordo feito com a prefeitura, os comerciantes que desejarem serão remanejados para o Shopping Popular onde cada um dos 58 cadastrados já têm um Box garantido.

Segundo a chefe de gabinete Miriam Saldaña, que acompanhou toda a ação, foram disponibilizados todos os equipamentos para facilitar e tornar a remoção mais cômoda. “Disponibilizamos caminhões, pessoal, um local adequado para que eles comercializem seus produtos de forma legal e quem preferir será realojado no Shopping Popular, os que não aceitarem nossa oferta nós levamos a mercadoria deles para onde eles quiserem” afirmou.

Até o final desta manhã a prefeitura já havia retirado do local um terço dos 58 comércios cadastrados. A ação contou com 150 homens das secretarias de Serviços Básicos, de Trânsito, de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, da Defesa Civil, da Empresa de Desenvolvimento Urbano, da Coordenadoria de Fiscalização e Postura do município e da Policia Militar.
O secretário adjunto da Semtran, João Marcos, divulgou que a secretaria já mobilizou uma equipe de arquitetos, engenheiros e cadecistas para que o projeto de construção do Terminal de Ônibus Urbano seja revisto e que seja analisada a possibilidade de construir boxes no local onde estão os estabelecimentos comerciais irregulares. O acordo foi firmado com o prefeito em exercício, Emersom Castro, ainda na semana passada

Próximas ações

Assim que todos os boxes forem demolidos será colocado um tapume fechando a metade da rua Euclides da Cunha, para que se inicie a obra do tão aguardado Terminal de Ônibus Urbano da capital.

Fonte: Edina Silva
Foto Medeiros

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)