Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura reforça ações para garantir limpeza de ruas PVH


Por meio da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), a prefeitura de Porto Velho atua com várias frentes de trabalho para garantir a limpeza da cidade. Mas, dentre os principais desafios encontrados, um deles é o de conscientizar sobre o problema do lixo jogado em vias públicas que entope a rede de drenagem e causa alagações.

Para minimizar esses alagamentos, uma das equipes da Semusb atua na desobstrução das manilhas que formam a rede de escoamento das águas pluviais. Na segunda-feira (13), por exemplo, começaram trabalho nas confluências das Avenidas Mamoré e Raimundo Cantuária, no setor Leste da cidade. “Nossa meta é acabar com todos os gargalos existentes ao longo da Cantuária, entre Mamoré e Avenida Rio Madeira”, declarou o secretário Ricardo Fávaro.
 
O trabalho é árduo e consiste na retirada de lixo do sistema de drenagem, em sua maioria garrafas e sacolas plásticas, além de muita terra e entulhos. Em outras situações, de acordo como secretário, é necessário substituir as manilhas antigas para que as águas possam fluir. Garante também que ações semelhantes já foram realizadas em diversas vias de Porto Velho, principalmente nos pontos mais críticos, tanto nos bairros periféricos quanto na área central.
 
Espaço Alternativo
 
Outra equipe da prefeitura está atuando no Espaço Alternativo, entre a Avenida dos Migrantes e o Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, na zona Norte. Ao todo, cerca de quatro quilômetros são beneficiados. Os trabalhadores aparam a grama dos canteiros, fazem poda de árvores, limpeza em geral, roço e retirada de entulhos. “Iniciamos esse trabalho no sábado e pretendemos concluir ainda esta semana”, explicou Fávaro. Ele acrescentou que serviços idênticos são executados em outras vias, a exemplo da Avenida Guaporé.
 
Lixão
 
Pela terceira vez nessa gestão, a prefeitura eliminou um “lixão” existente na Avenida Guaporé com Estrada 13 de setembro, próximo ao Hospital Cemetron. O secretário disse que pessoas sem consciência bloquearam o cruzamento com diversos tipos de lixos e mobílias. “Até um sofá velho, restos de uma caixa d'água e de materiais para construção foram jogados no local”, lamenta o titular da Semusb.
 
A limpeza foi realizada no último sábado e o secretário informa que vai intensificar a fiscalização com objetivo de coibir novos abusos e ao mesmo tempo punir as pessoas que jogam lixos e entulhos naquele cruzamento, prejudicando quem necessita trafegar pelo local.
 
Máquinas
 
Ricardo Fávaro afirma que a partir do dia 24 de janeiro as ações da prefeitura, através da Semusb vão se intensificar ainda mais. É que a secretaria receberá 50 roçadeiras novas, duas vans, três caminhonetes, novos uniformes para os garis com EPI (Equipamento de Proteção Individual) completo. 
 
Campanha
 
O secretário informa, ainda, que sua equipe técnica está preparando uma campanha de conscientização que deverá começar no dia 1º de março. “Vamos distribuir muitos panfletos, cartilhas e sacolinhas para ser utilizada como lixeiras nos veículos. O objetivo é educar as pessoas para que não sujem a cidade”, comentou.
 
Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)