Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura recupera iluminação em mais 6 bairros de PVH


A prefeitura de Porto Velho, através da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), está iluminando mais três bairros da capital de Rondônia. Desta vez são atendidos o Jardim Santana (zona Leste), Nova Floresta e Castanheira, na região sul da cidade. Ao todo, mais 285 pontos de luz serão recuperados.

O presidente da Emdur, Gerardo Martins, explica que no Jardim Santana, 184 pontos, de um total de 282 tinham sido recuperados. “Na verdade, nós retornamos ao bairro para concluir o serviço. Se tudo ocorrer como o planejado, ainda nesta quarta-feira (29) todo Santana estará iluminado”, comemora. O mesmo deve ocorrer com o Nova Floresta, onde serão trocadas somente 54 lâmpadas. No Castanheira, 133 pontos receberão manutenção até o final desta semana.

Para José Cordeiro de Almeida, 70 anos, dono de uma mercearia na Rua Granada, Jardim Santana, além de melhorar o aspecto do bairro, a iluminação pública garante mais segurança aos moradores. Ele conta que por causa da escuridão já foi assaltado cinco vezes. “Moro aqui há 14 anos e a última vez que vimos iluminação pública foi há seis anos. A nossa rua era conhecida como rua do drácula, de tão escura que era”, declara.

Quem também comemora a iluminação do Jardim Santana é o presidente da associação de moradores, Irineu Cavalcante, que tem 66 anos de idade e há 13 mora no bairro. “faz muito tempo que a gente cobrava esse benefício, agora finalmente chegou”, diz em tom de comemoração, ao mesmo tempo em que pede melhorias para as ruas. A exemplo de José Cordeiro, Cavalcante entende que o bairro iluminado representa mais segurança para a comunidade.

Resultados

Desde novembro do ano passado, quando a prefeitura começou a trabalhar para iluminar 100% da cidade, 22 bairros já foram contemplados. Na primeira etapa (de quatro de novembro até o final de dezembro) a prefeitura atendeu os bairros Agenor de Carvalho, Nova Porto Velho, Lagoa, Jardim Eldorado, Floresta, Conceição, Tucumanzal, Areal, Vila Tupy, parte do Aponiã, do Ulysses Guimarães e do Marcos Freire, São Sebastião I e II e bairro Industrial.

Este ano, Além do Jardim Santana, Nova Floresta e Castanheira, a iluminação pública chegou ao Marcos Freire, mais uma parte do Aponiã, Cidade do Lobo, Ulysses Guimarães e Costa e Silva. Até o dia dez de fevereiro próximo, se não houver atropelos, também serão atendidos os bairros o Jardim das Mangueiras, São João Bosco, Arigolândia, Flodoaldo Pontes Pinto, Escola de Polícia, Novo Horizonte, Vila da Cachoeira do Teotônio, Pantanal e Três Marias, totalizando 2.632 pontos de luz.

Dentre outros bairros, já estão sendo programados para a próxima etapa o JK I e II, com 584 lâmpadas, Tancredo Neves, com 328, Socialista, 179, Cascalheira, 124 e parte do Conjunto Marechal Rondon, com 85 pontos de luz Gerardo destaca o empenho do prefeito Mauro Nazif para recuperar a Emdur e deixar a cidade totalmente iluminada, como nunca aconteceu antes.

Distritos

No período de 10 a 14 de fevereiro, uma equipe estará em Nova Mutum para trocar 450 lâmpadas e deixar a localidade totalmente iluminada. A prefeitura também já iluminou as comunidades de Santa Catarina, Conceição do Galera e Demarcação, na região ribeirinha. Em parceria com os administradores, vai levantar todas as demandas dos demais distritos para também deixá-los 100% iluminados.

Investimentos

De acordo com Gerardo Martins, a Emdur investiu em 2013 cerca de R$ 12 milhões em compra de equipamentos, veículos, materiais para iluminação da cidade e pagamento de mão de obra. Foram comprados sete caminhões cestos (cinco ainda serão entregues) 37 novos computadores, cinco impressoras, dois carros pequenos para trabalhos administrativos e duas motocicletas, além de fios, lâmpadas, suportes, luminárias e reatores, dentre outros. “Em 2014 nosso orçamento é de R$ 13 milhões”, informa.

Atualmente o trabalho é feito com três veículos pequenos que a prefeitura ganhou do Porto Velho Shopping, dois caminhões cestos próprios e outros dois que são locados. Dez equipes atuam durante o dia, a noite e até aos finais de semana.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)