Porto Velho (RO) quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura recupera 60km de estradas na região de Cujubim


Os produtores da região do PA (Projeto de Assentamento) Aliança, há de 46 quilômetros da área urbana, já podem escoar a produção via terrestre graças ao trabalho de recuperação de aproximadamente 60 quilômetros de vicinais  realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura (Semagric). A conclusão das obras foi marcada com uma solenidade no último domingo, com a presença no prefeito Roberto Sobrinho, da senadora Fátima Cleide, da secretária da Agricultura, Josélia Saraiva, do vereador Zequinha Araújo e do deputado federal Eduardo Valverde, junto com toda a comunidade local. Antes da recuperação das estradas, os produtores escoavam a produção em canoas.

As vicinais recuperadas foram: Cujubizinho, Cujubim Grande, Ramal do Estudante, Ramal do Oriente, Linha da Amizade, Ramal Antônio Saraiva e Linha Brasil. O trabalho da Prefeitura beneficiou  uma média de 180 famílias. Foram usadas mais de 1.200 carradas de cascalho, segundo a secretária Josélia. Ela se comprometeu, junto com o prefeito, a fazer no próximo ano quatro grandes pontes na região de Porto Chuelo, interligando essa comunidade ao Cujubim.

O prefeito destacou o trabalho que a Prefeitura vem realizando naquela região, como a reforma das escolas, melhorias no posto de saúde e estradas, bem como a garantia dada às crianças de frenquência às aulas, utilizando o transporte escolar, que beneficia atualmente mais de sete mil crianças da área rural. Sobrinho frisou ainda o apoio que vem dando às comunidades ribeirinhas na área da saúde e educação, enfatizando a construção de ginásios que foram  ou estão sendo construídos em alguns distritos do Baixo Madeira, a exemplo dos que foram entregues em São Carlos e Calama.

Durante a entrega de dois jogos de camisa para os times de futebol masculino e feminino da região de Cujubim  (PA Aliança), o prefeito afirmou que a construção das quadras é uma forma de incentivar a prática esportiva entre a comunidade. No próximo ano, a Prefeitura, através da Secretaria de Esportes (Semes), organizará o Ruralzão -  campeonato de futebol com a participação de toda a comunidade da zona rural. Ele informou ainda que  em 2007 o Campeonato de Voadeira terá eliminatória em vários distritos, dando condições para que todos participem.Além  dos jogos de camisa, o prefeito forneceu também duas bolas, duas redes e um troféu.
Produção
A região do PA Aliança, mais especificamente Cujubim,  produz uma média de 40 toneladas de produtos mensalmente. A comercialização ocorre na Feira do Produtor e também no Programa Fome Zero. Segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais, Adenildo Nascimento, 60 entidades estão cadastradas para comprar os produtos através do Fome Zero. De lá  sai laranja, banana, melancia, abóbora, cacau, milho, mandioca, feijão e queijo. O PA Aliança é beneficiada por três escolas, duas rurais e uma do Estado. As crianças têm aulas até o ensino médio.

 Adenildo Nascimento destacou o trabalho que a Prefeitura vem fazendo junto à comunidade rural, priorizando a melhora das estradas para escoação dos produtos. "Somos imensamente gratos", frisou, acrescentando que os produtores já estavam desacreditados, pois estavam acostumados a  ouvir apenas promessas. O prefeito afirmou que no próximo ano introduzirá tratores para apoiar os produtores na produção. "Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade de vida daqueles que vivem no campo", concluiu.

Mais Sobre Política

ACRE: Eleições da Fieac é marcada por batalhas jurídicas entre candidatos na Justiça do Trabalho

ACRE: Eleições da Fieac é marcada por batalhas jurídicas entre candidatos na Justiça do Trabalho

O processo eleitoral na Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), cujo pleito ocorreu nesta segunda-feira (14), foi e está sendo marcado pel

Servidor e Deputado Federal Criticam o Fim do Ministério do Trabalho

Servidor e Deputado Federal Criticam o Fim do Ministério do Trabalho

O Fim do Ministério do Trabalho é Retrocesso, afirma o servidor público Brunno Oliveira.Criado pelo então Presidente Getúlio Vargas em 1930 chega a

Ouvidoria/TCE-RO recebe visita técnica do ouvidor-geral do Estado

Ouvidoria/TCE-RO recebe visita técnica do ouvidor-geral do Estado

Explanação sobre ações desenvolvidas pela Ouvidoria do Tribunal de Contas (TCE-RO) e a possibilidade da oferta de capacitação e orientação ao corpo fu

Deputada Marinha Raupp anuncia implantação do campus avançado do IFRO no Vale do Guaporé

Deputada Marinha Raupp anuncia implantação do campus avançado do IFRO no Vale do Guaporé

Decreto publicado pelo Ministério da Educação autoriza o funcionamento do Campus em São Miguel do Guaporé Cumprindo compromisso firmado com a deputada