Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura realiza formatura de apenados


A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), realizou na tarde da última sexta feira (4), a formatura de 40 presidiários nos cursos de eletricista e mecânica de moto. A solenidade aconteceu na capela da Colônia Penal, onde os alunos estão cumprindo sentença. O secretário Agnaldo Nepomuceno (Semdestur) prestigiou o evento e representou o prefeito Roberto Sobrinho, que não pôde comparecer. Ele estava acompanhado da diretora do Departamento de Trabalho e Qualificação, Ivete Campos.

De acordo com o secretário, a realização do curso só foi possível devido à parceria firmada entre Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego; prefeitura e Governo do Estado. “A União disponibilizou os recursos do Planteq – Plano Territorial de Qualificação, com contra partida e execução do Município e o Estado cedeu o espaço para a realização dos cursos e selecionou os alunos”, explicou Agnaldo Nepomuceno.

Ele agradeceu aos parceiros, a equipe da Semdestur, os professores e parabenizou os novos profissionais pela persistência e dedicação. Destacou que o trabalho representa um grande avanço, a medida que oferece oportunidade de reinserção dos apenados na sociedade e ajuda a promover mudança de vida pela qualificação profissional e ainda contribui para com a diminuição da violência. Agnaldo anunciou que parte da turma de eletricista será contratada pelo convênio firmado com a Emdur. Outra parte deverá ser colocada no mercado de trabalho através do Sine Municipal, que vai intermediar a contratação de mão de obra.

Ivete Campos destacou o desempenho de cada um dos alunos. “É mais uma profissão para vocês e mais uma oportunidade para conseguirem emprego e viverem com dignidade”, frisou. Ela os orientou a procurarem o Sine Municipal para se cadastrarem. “Estamos de portas abertas para atender vocês e desejamos que tenham muito sucesso”.

Sejus

O secretário adjunto de justiça (Sejus), Zaqueu Vieira Ramos, também agradeceu a parceria com a prefeitura e Governo Federal e disse aos alunos que os cursos representam uma grande conquista para que voltem a sociedade de forma digna. “Todos precisam de uma oportunidade e a qualificação profissional de vocês faz parte do projeto de trabalho da secretaria. Vocês podem contribuir muito para com a sociedade e ao Estado”, comentou.

Para o diretor da Colônia Penal, Rosimar Braga, além da oportunidade de trabalho e de uma vida digna, os cursos oferecidos representam o cumprimento da lei e a ressocialização de cada um dos apenados. “Vocês estão de parabéns. O aproveitamento foi de 100%”, observou.

O diretor de segurança do estabelecimento prisional, Dimas Araújo Ramos, declarou que a função da Colônia Penal é trabalhar pela ressocialização de cada um dos presos. No seu entendimento, a qualificação dos internos significa menos reincidência na vida do crime.
 

Professores

De acordo com o professor do curso de mecânica de motos, Rafael Ferreira, quase todos os alunos não tinham qualificação profissional. Em razão disso, estavam muito focados no objetivo de aprender. “Eles realmente demonstraram muito interesse, vontade de aprender e dedicação. Todos estão preparados para fazerem sucesso na carreira profissional”, afirmou.

O professor do curso de eletricista, Márcio Marcelo Queiroz, agradeceu a dedicação dos alunos, destacando que eles superaram o sono e o cansaço para cumprirem as 200 horas aulas. “Cada um de vocês já é um grande vitorioso. Espero que aproveitem na íntegra, mudem de vida e sigam um padrão diferente”, acrescentou.
 

Aluno

Falando em nome das duas turmas, o aluno do curso de eletricista, Jorge Osni, agradeceu a oportunidade de se qualificar e ter uma profissão. Depois de agradecer a direção da Colônia Penal, a prefeitura e o Governo do Estado, ele declarou que “essa foi a grande oportunidade de sua vida”.
 

Certificados

Todos os alunos ganharam certificados oferecidos pelo Governo Federal, através do Planteq. “Esse certificado tem validade em todo o território nacional”, observou Agnaldo Nepomuceno. O secretário afirmou que a prefeitura já tem planos para oferecer novos cursos aos apenados no próximo ano. Depois da entrega dos certificados, foi servido um coquetel aos alunos e convidados.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, solicita Rondônia Cidadã para o condomínio pró-moradia Leste, em Porto Velho

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, solicita Rondônia Cidadã para o condomínio pró-moradia Leste, em Porto Velho

Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos

Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis

Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis

O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito

Mães compartilham histórias que inspiram

Mães compartilham histórias que inspiram

Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)