Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008 - 08h24
A prefeitura de Porto Velho iniciou esta semana a última etapa do Projeto Juventude Cidadã, cujo tema é "Estímulo à Elevação da Escolaridade", sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes). Para conhecer as necessidades de aprendizagem dos alunos, os organizadores elaboraram questionários para detectar em quais áreas os participantes tinham mais dificuldades. O resultado serviu para que fossem implantados módulos de Geografia, Matemática, Química, Física, História e Língua Portuguesa.
Mas nem todos os alunos do Juventude Cidadã tiveram necessidade desse reforço escolar. Apenas 150 participantes estão fazendo os últimos módulos que começaram nesta segunda-feira (11), na Unir Centro, com duração de duas semanas.
De acordo com as previsões da Semdes, a primeira turma do Juventude Cidadã conclui suas atividades até o final de fevereiro. "Estamos concluindo este trabalho com muito êxito, levando em consideração que um dos focos era a inserção de 30% destes alunos no mercado de trabalho e nós já estamos na marca dos 20%" afirmou Carlos Oliveira, diretor de Cursos de Capacitação da Semdes.
Em apenas um ano, cerca de dois mil alunos participaram do Programa Juventude Cidadã, desenvolvido em parceria com o Governo Federal. Pelas regras do programa, os participantes têm idade entre 16 e 24 anos e renda familiar de até meio salário mínimo. Os jovens selecionados receberam uma bolsa de R$ 600,00 divididos em cinco parcelas de 120 reais cada.
Para desenvolver o projeto de maneira mais abrangente, a Prefeitura dividiu as turmas em núcleos, nas áreas de administração, com ênfase para auxiliar administrativo, office-boy, office-girl e arquivista; Saúde, Turismo, Artecultura e Telemática, com ênfase em telemarketing, operação e manutenção de computador.
Em Rondônia, somente a Prefeitura da capital conta com o Juventude Cidadã. O projeto foi implantado em 48 mil municípios de todo o País e já selecionou mais de 58 mil jovens.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater impactos da concessão da BR-364
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou na tarde de segunda-feira (2), uma audiência pública para debater os impactos da privatizaçã

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) marcou mais um avanço na inclusão social em Porto Velho com a entrega de dois novos espaços de cap

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol presidiu sessão solene de entrega de votos de louvor aos agentes de crédito do Programa de Apoio às Micro e P

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, nesta sexta-feira (27), o troféu da 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, reconheci
Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)