Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura realiza etapa final do Juventude Cidadã


A prefeitura de Porto Velho iniciou esta semana a última etapa do Projeto Juventude Cidadã, cujo tema é "Estímulo à Elevação da Escolaridade", sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes). Para conhecer as necessidades de aprendizagem dos alunos, os organizadores elaboraram questionários para detectar em quais áreas os participantes tinham mais dificuldades. O resultado serviu para que fossem implantados módulos de Geografia, Matemática, Química, Física, História e Língua Portuguesa.

Mas nem todos os alunos do Juventude Cidadã tiveram necessidade desse reforço escolar. Apenas 150 participantes estão fazendo os últimos módulos que começaram nesta segunda-feira (11), na Unir Centro, com duração de duas semanas.

De acordo com as previsões da Semdes, a primeira turma do Juventude Cidadã conclui suas atividades até o final de fevereiro. "Estamos concluindo este trabalho com muito êxito, levando em consideração que um dos focos era a inserção de 30% destes alunos no mercado de trabalho e nós já estamos na marca dos 20%" afirmou Carlos Oliveira, diretor de Cursos de Capacitação da Semdes.

Em apenas um ano, cerca de dois mil alunos participaram do Programa Juventude Cidadã, desenvolvido em parceria com o Governo Federal. Pelas regras do programa, os participantes têm idade entre 16 e 24 anos e renda familiar de até meio salário mínimo. Os jovens selecionados receberam uma bolsa de R$ 600,00 divididos em cinco parcelas de 120 reais cada.

Para desenvolver o projeto de maneira mais abrangente, a Prefeitura dividiu as turmas em núcleos, nas áreas de administração, com ênfase para auxiliar administrativo, office-boy, office-girl e arquivista; Saúde, Turismo, Artecultura e Telemática, com ênfase em telemarketing, operação e manutenção de computador.

Em Rondônia, somente a Prefeitura da capital conta com o Juventude Cidadã. O projeto foi implantado em 48 mil municípios de todo o País e já selecionou mais de 58 mil jovens.
         
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)