Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura realiza etapa final do Juventude Cidadã


A prefeitura de Porto Velho iniciou esta semana a última etapa do Projeto Juventude Cidadã, cujo tema é "Estímulo à Elevação da Escolaridade", sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes). Para conhecer as necessidades de aprendizagem dos alunos, os organizadores elaboraram questionários para detectar em quais áreas os participantes tinham mais dificuldades. O resultado serviu para que fossem implantados módulos de Geografia, Matemática, Química, Física, História e Língua Portuguesa.

Mas nem todos os alunos do Juventude Cidadã tiveram necessidade desse reforço escolar. Apenas 150 participantes estão fazendo os últimos módulos que começaram nesta segunda-feira (11), na Unir Centro, com duração de duas semanas.

De acordo com as previsões da Semdes, a primeira turma do Juventude Cidadã conclui suas atividades até o final de fevereiro. "Estamos concluindo este trabalho com muito êxito, levando em consideração que um dos focos era a inserção de 30% destes alunos no mercado de trabalho e nós já estamos na marca dos 20%" afirmou Carlos Oliveira, diretor de Cursos de Capacitação da Semdes.

Em apenas um ano, cerca de dois mil alunos participaram do Programa Juventude Cidadã, desenvolvido em parceria com o Governo Federal. Pelas regras do programa, os participantes têm idade entre 16 e 24 anos e renda familiar de até meio salário mínimo. Os jovens selecionados receberam uma bolsa de R$ 600,00 divididos em cinco parcelas de 120 reais cada.

Para desenvolver o projeto de maneira mais abrangente, a Prefeitura dividiu as turmas em núcleos, nas áreas de administração, com ênfase para auxiliar administrativo, office-boy, office-girl e arquivista; Saúde, Turismo, Artecultura e Telemática, com ênfase em telemarketing, operação e manutenção de computador.

Em Rondônia, somente a Prefeitura da capital conta com o Juventude Cidadã. O projeto foi implantado em 48 mil municípios de todo o País e já selecionou mais de 58 mil jovens.
         
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)