Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura promove Plano de Inclusão Digital



A formatura da primeira turma de 30 alunos do curso de montagem e manutenção de computadores ministrado na Casa Brasil, sob a administração da Prefeitura de Porto Velho, marcará o lançamento do Plano Municipal de Inclusão Digital, no dia 13 de junho próximo. O plano prevê a doação de telecentros para entidades que realizam atividades sociais na Capital. Os telecentros serão formados com computadores doados, que serão recondicionados pelos alunos do curso de manutenção promovido na Casa Brasil. “Além da oportunidade de profissionalização, o plano contempla a questão ambiental, já que dá uma sobrevida aos computadores que não teriam outro destino que não seja o lixo. Por outro lado, os telecentros ficarão à disposição de comunidades carentes, que poderão recorrer aos mesmos para ter acesso à Internet e também poderão ser utilizados para a realização de cursos profissionalizantes na área da informática”, explica o coordenador Samuel Pessoa.

No dia 13 de junho, na Casa Brasil, depois da entrega dos diplomas aos formados, será feito um mutirão para o recondicionamento de computadores doados pelo Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual. Em um levantamento prévio dos equipamentos já foi constatada a possibilidade da montagem de dois telecentros – cada um  composto com 10 micro computadores e uma impressora – que serão doados para entidades das zonas Leste e Sul da Capital.

“Estas entidades assinarão um termo de compromisso e como contrapartida terão que fornecer o espaço, móveis e monitores para a criação de unidades do Cyberjovem, para a realização de cursos de inclusão digital. A Coordenadoria da Juventude já articulou uma parceria com a Faculdade São Lucas, para a disponibilidade de estagiários do curso de Processamento de Dados, para atuarem como monitores. Durante um ano, a Casa Brasil se comprometerá com a manutenção dos microcomputadores.
“Serão escolhidas as entidades que ofereçam melhores condições para a instalação dos telecentros”, segundo Samuel Pessoa.
O Plano inclui a constituição de um Conselho Gestor, formado por representantes da prefeitura, da Casa Brasil e da sociedade civil. “A nossa intenção é que o Plano de Inclusão Digital seja transformado em um programa da prefeitura”, informa o coordenador.

Doações

Samuel Pessoa destaca a importância do Plano de Inclusão Digital para evitar que os computadores acabem no lixo. “Este tipo de equipamento conta com metais pesados e outros componentes tóxicos, que podem provocar sérios riscos para a saúde”, ressalta.
As pessoas interessadas em fazer doações podem ligar para a Casa Brasil, pelo telefone 3901 2803, ou 8452 2667 (falar com Jackson), que a equipe do órgão vai buscar os equipamentos nas casas dos doadores.
 “Como os telecentros vão funcionar com equipamentos básicos (os chamados terminais burros) ligados a máquina mais potente, mesmo os modelos mais antigos podem ser reaproveitados”, segundo Samuel.

Cursos

Os cursos de manutenção e montagem de computadores oferecidos pela Casa Brasil são destinados a qualquer pessoa interessada, com idade mínima de 16 anos. Os cursos têm uma carga horária de 60 horas. Os concluintes do curso farão parte do Instituto “Caboco Digital”, voltado para o trabalho de inclusão digital e social. O lançamento do Instituto será feito no dia 13 de junho, durante a cerimônia de formatura. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes aonvoca audiência pública para aspurar abusos na desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Deputada Cristiane Lopes aonvoca audiência pública para aspurar abusos na desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia

Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

Deputada Cristiane Lopes destaca aprovação de projeto que protege crianças e adolescentes com deficiência

Deputada Cristiane Lopes destaca aprovação de projeto que protege crianças e adolescentes com deficiência

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados

O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)