Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura promove encontro de ministra catadores de produtos recicláveis


Com o objetivo de melhorar a geração de renda dos catadores de produtos recicláveis em Porto Velho, o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico José Carlos Gadelha promoveu o encontro da ministra interina do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, com representantes dos órgãos públicos federais estabelecidos na capital rondoniense e membros das duas associações de catadores organizadas pela prefeitura.

O objetivo do encontro, que aconteceu na tarde da última sexta-feira (10), no gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, foi explicar o decreto do Governo Federal nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que estabelece a coleta seletiva solidária de produtos recicláveis (lixo) em todos os setores da administração federal.

A ministra falou da importância do projeto que abrange inclusão social, preservação do meio ambiente e melhoria de qualidade de vida para os catadores. Ela conclamou a todos os servidores federais para que "abracem" esta causa e coloquem o decreto em prática. Também pediu a adesão e o envolvimento dos órgãos municipais e estaduais, que, se possível, façam um trabalho integrado.

Ela enfatizou a necessidade de se formar comissões para coleta seletiva solidária em cada órgão, no prazo de 90 dias, como determina o artigo 5º do decreto, e a implantação do projeto no prazo máximo de 180 dias, prevista no artigo 6º.

Através de recurso audiovisual, Gadelha mostrou os benefícios que a prefeitura vem disponibilizando aos catadores, desde a organização em associações, orientações e venda dos produtos, além da infra-estrutura na comunidade da Vila Princesa, onde está instalado o "lixão municipal", dentre outros.

Os catadores elogiaram as ações da prefeitura, falaram das conquistas e de suas expectativas com relação aos resultados que podem obter através da coleta seletiva solidária nos órgãos públicos. Os servidores também "abraçaram" a idéia e se colocaram à disposição dos catadores para fornecer o principal material coletado por eles, que é o papel, além de outros mais.
 
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)