Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de junho de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura promove encontro de ministra catadores de produtos recicláveis


Com o objetivo de melhorar a geração de renda dos catadores de produtos recicláveis em Porto Velho, o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico José Carlos Gadelha promoveu o encontro da ministra interina do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, com representantes dos órgãos públicos federais estabelecidos na capital rondoniense e membros das duas associações de catadores organizadas pela prefeitura.

O objetivo do encontro, que aconteceu na tarde da última sexta-feira (10), no gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, foi explicar o decreto do Governo Federal nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que estabelece a coleta seletiva solidária de produtos recicláveis (lixo) em todos os setores da administração federal.

A ministra falou da importância do projeto que abrange inclusão social, preservação do meio ambiente e melhoria de qualidade de vida para os catadores. Ela conclamou a todos os servidores federais para que "abracem" esta causa e coloquem o decreto em prática. Também pediu a adesão e o envolvimento dos órgãos municipais e estaduais, que, se possível, façam um trabalho integrado.

Ela enfatizou a necessidade de se formar comissões para coleta seletiva solidária em cada órgão, no prazo de 90 dias, como determina o artigo 5º do decreto, e a implantação do projeto no prazo máximo de 180 dias, prevista no artigo 6º.

Através de recurso audiovisual, Gadelha mostrou os benefícios que a prefeitura vem disponibilizando aos catadores, desde a organização em associações, orientações e venda dos produtos, além da infra-estrutura na comunidade da Vila Princesa, onde está instalado o "lixão municipal", dentre outros.

Os catadores elogiaram as ações da prefeitura, falaram das conquistas e de suas expectativas com relação aos resultados que podem obter através da coleta seletiva solidária nos órgãos públicos. Os servidores também "abraçaram" a idéia e se colocaram à disposição dos catadores para fornecer o principal material coletado por eles, que é o papel, além de outros mais.
 
Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Melhorias em aeroportos de Rondônia são anunciadas por Jaqueline Cassol

Melhorias em aeroportos de Rondônia são anunciadas por Jaqueline Cassol

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) esteve na Secretaria Nacional de Aviação (SAC), em Brasília, em busca de soluções para os diversos probl

Coronel Chrisóstomo propõe isenção de taxa de renovação de CNH para idosos

Coronel Chrisóstomo propõe isenção de taxa de renovação de CNH para idosos

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) apresentou a Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3552/2019, que propõe a isenção da taxa de renova

Projeto em análise no Senado susta decisão do STF que torna homofobia crime de racismo

Projeto em análise no Senado susta decisão do STF que torna homofobia crime de racismo

Cinco dias após decisão da Suprema Corte que equiparou a homofobia ao crime de racismo, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) apresentou voto em separado

Ariquemes vai receber recurso do Ministério da Saúde para qualificar serviços do Samu

Ariquemes vai receber recurso do Ministério da Saúde para qualificar serviços do Samu

A partir de julho, Ariquemes passa a receber um reforço financeiro do Governo Federal para melhorar o atendimento móvel de urgência da rede pública de