Sábado, 11 de novembro de 2006 - 06h38
Com o objetivo de melhorar a geração de renda dos catadores de produtos recicláveis em Porto Velho, o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico José Carlos Gadelha promoveu o encontro da ministra interina do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, com representantes dos órgãos públicos federais estabelecidos na capital rondoniense e membros das duas associações de catadores organizadas pela prefeitura.
O objetivo do encontro, que aconteceu na tarde da última sexta-feira (10), no gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, foi explicar o decreto do Governo Federal nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que estabelece a coleta seletiva solidária de produtos recicláveis (lixo) em todos os setores da administração federal.
A ministra falou da importância do projeto que abrange inclusão social, preservação do meio ambiente e melhoria de qualidade de vida para os catadores. Ela conclamou a todos os servidores federais para que "abracem" esta causa e coloquem o decreto em prática. Também pediu a adesão e o envolvimento dos órgãos municipais e estaduais, que, se possível, façam um trabalho integrado.
Ela enfatizou a necessidade de se formar comissões para coleta seletiva solidária em cada órgão, no prazo de 90 dias, como determina o artigo 5º do decreto, e a implantação do projeto no prazo máximo de 180 dias, prevista no artigo 6º.
Através de recurso audiovisual, Gadelha mostrou os benefícios que a prefeitura vem disponibilizando aos catadores, desde a organização em associações, orientações e venda dos produtos, além da infra-estrutura na comunidade da Vila Princesa, onde está instalado o "lixão municipal", dentre outros.
Os catadores elogiaram as ações da prefeitura, falaram das conquistas e de suas expectativas com relação aos resultados que podem obter através da coleta seletiva solidária nos órgãos públicos. Os servidores também "abraçaram" a idéia e se colocaram à disposição dos catadores para fornecer o principal material coletado por eles, que é o papel, além de outros mais.
Fonte: Ascom
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)