Quinta-feira, 1 de setembro de 2011 - 07h34
Um café da manhã saudável e nutritivo marcou a comemoração pelo dia do nutricionista feito na Divisão da Alimentação Escolar (Diale) na secretaria municipal de Educação. Para Maria Marta da Silva Costa, chefe da Divisão de Alimentação Escolar é um momento em que os profissionais do Programa de Qualidade na Alimentação podem receber um reconhecimento por trabalhos realizados na área da alimentação escolar, proporcionando melhor qualidade de vida para alunos da rede municipal. “Nossa equipe trabalha para levar um cardápio variado que acompanha frutas, verduras, pensando no que o aluno precisa de acordo com a sua faixa etária. São feitos e ofertados sessenta cardápios de acordo com a realidade de cada escola e é o nutricionista que faz estas adequações e por este importante papel quero desejar que vocês tenham muito sucesso”, afirma Marta.
Fernanda Gomes Miranda fala da satisfação de trabalhar com a prevenção de doenças que afetam as crianças como a diabetes. “Durante nossa visita às escolas observamos os casos de obesidade infantil, hipertensão e buscamos fazer um acompanhamento desses alunos, as visitas são constantes”, declara Fernanda.
Segundo Auriane Saldanha Dugué de Abreu, o trabalho dos nutricionistas da Divisão de Alimentação da Semed também fiscaliza o trabalho dos profissionais que fazem as merendas. “Observamos e orientamos as cozinheiras a utilizarem luvas, toucas e avental e também quanto a questão da higiene durante o preparo dos alimentos”, explica Auriane.
Dia do Nutricionista
O Dia do Nutricionista é comemorado nessa data em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. Desde essa data que o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas – CFN/CRN - comemora o Dia do Nutricionista com diversas atividades nos Estados.
O primeiro curso surgiu no ano de 1939, na Universidade de São Paulo, e dez anos depois foi criada a Associação Brasileira de Nutricionistas. Entre as décadas de 50 e 70, houve uma ampliação no número de cursos, nutricionistas, áreas de atuação e regulamentação da profissão. Finalmente, em 1980 foram criados os Conselhos Federal e Regional de Nutricionistas.
Profissionais são cada vez mais procurados por quem quer saúde com base em uma alimentação saudável e equilibrada. Com o objetivo de promover a saúde, prevenir e combater doenças, o nutricionista está cada vez mais presente na vida das pessoas. Os resultados de uma alimentação saudável ajudam a equilibrar o corpo e a mente, daí a importância da atuação do profissional na promoção da saúde e da qualidade de vida.
Fonte: Rebeca Barca
Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici
Em mais uma ação voltada ao fortalecimento das políticas públicas sociais, a deputada federal Cristiane Lopes entregou um novo veículo à Secretaria
Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 848/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional s
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,