Quarta-feira, 21 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura Porto Velho promove VII Conferência de Saúde


 
A Prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde, realizará no período de 19 a 22 de junho, no Teatro Banzeiros, no horário de 8h às 18h, a VII Conferência Municipal de Saúde, sendo a abertura oficial no dia 19, às 19h. O tema desta edição será “Todos usam o SUS! - SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro”.

O evento tem como eixo principal as discussões sobre acesso, acolhimento da comunidade e a qualidade dos serviços prestados. Ângela Ribeiro, da comissão de organização da conferência, explica que o evento acontece a cada quatro anos. “Este evento é de suma importância para que o sistema de saúde seja avaliado e propostas de melhorias sejam construídas, como aconteceu na última conferência. As ideias e demais sugestões deram base para a construção do Plano Municipal de Saúde e que já está em prática. Nesta edição, além de abrirmos espaço para debates sobre o SUS, vamos apresentar também um relatório das metas alcançadas com o Plano e demais ações que servirão de base para a construção de novas propostas e projetos”, disse Ângela.

Estarão presentes representantes do setor de saúde do município e do Estado, trabalhadores de saúde, prestadores de serviços e gestores que integrarão a grande plenária deste evento.

Conquista

O secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, destaca que a Conferência faz parte da abertura de uma jornada de debates, avaliações e deliberações de propostas sobre o Sistema Único de Saúde. “A maior e mais importante política pública conquistada pelo povo brasileiro na nossa história”, enfatiza.

Pimentel explica que apesar das dificuldades enfrentadas, o SUS tem se constituído em exemplo de inclusão e transformação política no Brasil. “Uma das poucas experiências de política pública no mundo que assegura, como um elemento fundamental, o acesso universal e de forma integral, levando em consideração as diversas particularidades e especificidades de indivíduos e populações”, disse. Porém, reforça, ‘ainda são muitos os desafios a serem enfrentado para que o SUS corresponda a todos os princípios contidos na Constituição brasileira’.

Nesta Conferência quer se debater principalmente sobre as mudanças necessárias para ampliar as condições de acesso das pessoas as ações e serviços de saúde, assim como a melhoria da qualidade dos serviços, de forma a promover um bom acolhimento aos cidadãos que buscam o sistema.

Para a realização do evento, foram realizados durante os meses de maio e junho, encontros nas várias regiões da cidade e dos distritos selecionando 174 delegados representantes dos usuários do sistema com poder decisório sobre todas as questões debatidas.

Programação

O dia 20 será dedicado a um Congresso de Atenção Básica, com a participação de palestrantes com mérito nacional, apresentação das metas atingidas pela Secretaria Municipal de Saúde e experiências exitosas das Equipes de Saúde da Família em Porto Velho, fortalecendo os serviços que atuam nas ações de promoção, prevenção e recuperação a saúde das pessoas.

Nos dias 21 e 22 o objetivo principal será as reflexões sobre a organização do SUS no Município e as propostas de avanço tanto na esfera municipal como estadual e nacional. Estarão presentes palestrantes representantes do Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais, Ministério da Saúde e outras instituições que estarão desenvolvendo junto com outros representantes locais, temas voltados ao controle social e gestão do sistema.

Nessa Conferência serão aprovadas propostas que direcionarão as ações de saúde nos próximos anos, além de eleger os representantes do município para as etapas estaduais e nacional desse amplo debate do SUS no país.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano reforça apoio à Patrulha Rural e destaca avanços no cadastramento de propriedades

Deputado Alex Redano reforça apoio à Patrulha Rural e destaca avanços no cadastramento de propriedades

Durante evento ocorrido em Ariquemes, de apresentação dos resultados do Programa Segurança Rural, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) rea

Deputado Cirone Deiró afirmou que o governo federal enganou os rondonienses no processo de privatização da BR-364

Deputado Cirone Deiró afirmou que o governo federal enganou os rondonienses no processo de privatização da BR-364

Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o deputado Ciro

Cristiane Lopes reforça urgência na duplicação e na redução do valor de pedágios durante audiências públicas em Ji Paraná e Vilhena

Cristiane Lopes reforça urgência na duplicação e na redução do valor de pedágios durante audiências públicas em Ji Paraná e Vilhena

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de duas importantes audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura (

Deputado Alex Redano cobra implantação urgente da Política Nacional de Saúde da População Quilombola em Rondônia

Deputado Alex Redano cobra implantação urgente da Política Nacional de Saúde da População Quilombola em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Saúde

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)