A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participará da programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, no próximo sábado (18). O objetivo é mobilizar e conscientizar a sociedade para assumir o compromisso de proteger crianças e adolescentes com foco na prevenção e divulgação do Disque 100 para denunciar os exploradores.
O cronograma de atividades será executado pelos profissionais do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), em parceria com a Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. “Todos os anos a equipe desenvolve atividades que abordam a temática do enfrentamento à violência e proteção a Crianças e Adolescentes”, informa a coordenadora de proteção social especial, Jaqueline Pedraza Mendes.
Dentro das ações desenvolvidas em torno do tema Exploração Sexual, haverá palestras socioeducativas aos estudantes das escolas estaduais e municipais de Porto Velho, participação no Projeto Ação Global PVH, City Tour do Enfrentamento nas principais avenidas e pontos turísticos do Município. Em Porto Velho, a programação começou na terça-feira (14), com palestras na Escola José Otino de Freitas.
Conquista
Segundo Jaqueline Mendes, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela lei Federal 9.970/00, no dia 18 de maio, é uma conquista importante que “demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro”. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o "Caso Araceli".
“Araceli era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune”, lamenta. A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos diretos das crianças e dos adolescentes.
Cronograma
16/05/2013
Tarde
Escola Eduardo Lima e Silva
Palestras socieducativas alunos do ensino médio
17/05/2013 às 09:15
Manhã
Escola Bela vista
Palestra socioeducativa
17/05/2013 às 15:15
Tarde
Escola Bela vista
Palestra socioeducativa
17/05/2013 às19:45
Noite
Escola Bela vista
Palestras socieducativas alunos do EJA
18/05/2013
Manhã/Tarde
City Tour do
Enfrentamento
Ações de Abordagem nos principais pontos da cidade , entrega de material abordando a temática do 18 de maio, e participação no ação Global.
Fonte: Augusto José

Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)