Quinta-feira, 19 de janeiro de 2012 - 15h09
A ação de transferência dos comerciantes da Rua Euclídes da Cunha, no Centro da Capital para os Boxes do Shopping Popular, começou com a notificação dos 58 comerciantes que estão com seus estabelecimentos comerciais funcionando. Os que não foram notificados são porque o comércio está sem funcionamento.
No local do espaço público onde os comerciantes construíram seus estabelecimentos irregularmente, será colocado o tapume para que a obra do futuro Terminal de Transporte Urbano possa ser iniciada. A construção do Terminal é uma contrapartida das empresas de Transporte Coletivo, objeto de acordo no ano de 2011. “As linhas de ônibus que passavam por ali já foram transferidas para a quadra seguinte da mesma Rua Euclídes da Cunha, atrás do Shopping Popular, sem nenhum transtorno para o usuário”, informou o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Agnaldo Nepomuceno, que está coordenando a ação de realojamento dos comerciantes.
Quando o Shopping Popular foi construído, há dois anos, tinha como objetivo de estabelecer os comerciantes como permissionários do local, que tem uma boa infraestrutura, com energia e água e que custa apenas uma taxa de manutenção ao comerciante. A questão da falta de água no local já foi reparada. “O espaço não é grande como os comerciantes desejam, mas é preciso entender que o local foi projetado e destinado para trabalhadores que tem renda mensal de até R$ 3 mil. Quem quer uma loja maior é porque tem um capital de giro maior e por isso poderá alugar um espaço melhor para seu comércio”, explica o secretário.
Sobre as ameaças que o secretário recebeu, foi dado o encaminhamento para que a polícia resolva, já que se trata de prevenir a segurança e integridade das pessoas envolvidas.
Cadastro
O comerciante que está sendo remanejado e que tiver interesse em levar seus produtos para comercializar no Shopping Popular, basta apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e certidões negativas e fazer o cadastramento na própria Semdestur, na Rua José do Patrocínio, 842, atrás da prefeitura, que automaticamente já está realojado no Shopping.
Segundo alguns dos próprios comerciantes que já estão lá há mais tempo, o movimento melhorou bastante desde que foi construído o Restaurante Popular, onde duas mil pessoas almoçam todos os dias, além da Feira do Produtor que tem um movimento constante diariamente.
Fonte: Rebeca / Nara Vargas
Foto: Medeiros
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).