Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura levou esporte e lazer a milhares de portovelhenses


A secretaria municipal de Esporte e Lazer de Porto Velho levou inúmeros projetos e ações a população em 2011, visando a melhoria da qualidade de vida da população. Os idosos foram contemplados com o projeto Idoso Ativo que proporciona atividades esportivas, recreativas e orientações físicas aos participantes das atividades no Recanto do Vovô e da Vovó. O projeto atende durante todo o ano cerca de 60 idosos.

A Tenda Esporte/Academia Alternativa ofereceu orientação física desportiva, ginástica e dança a comunidade da capital, com o acompanhamento de profissionais de Educação Física e acadêmicos de Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia, oferecendo a população orientação de saúde, nutricional, prescrição de atividade física orientada nas aulas de ginástica de segunda a sexta-feira no Parque da Cidade, onde são atendidas em média 800 pessoas por mês.

Através do projeto Rua de Lazer a Semes leva aos bairros e distritos de Porto Velho a oportunidade de participar de atividades recreativas, esportivas e artísticas atendendo uma média de 400 pessoas por mês. Para incentivar a prática do futsal e a integração dos bairros da capital foi criada a Copa Porto Velho de Futsal que já está em sua 3ª edição. No ano de 2011 a Copa envolveu 3.500 pessoas entre atletas e dirigentes, e trouxe para as arquibancadas dos ginásios do município um público estimado em 15.000 pessoas.

Crianças

Em 2011 diversas modalidades de esporte foram oferecidas a 615 crianças e jovens de 07 a 14 anos, através do Projeto Escolinhas de Esportes, coordenado pela Semes nos bairros Caladinho, Parque da Cidade, Mariana, Areia Branca Esperança da Comunidade, Três Marias e Ginásio Dudu na zona Sul. A Semes oferece também escolinha de tênis de mesa no Centro do Menor, basquetebol do Ginásio Dudu além de um convênio firmado com Meninos da Vila (Santos Futebol Clube/SP)

O projeto Criança no Parque Integrou as crianças das Escolinhas Esportivas da Semes em um encontro saudável com atividades alusivas ao Dia das Crianças. O evento foi realizado no dia 12 de outubro, no Parque Circuito e reuniu cerca de 600 crianças.


Interdistrital

Para promover a integração entre os distritos foi criado o Interdistrital de Esportes, que em sua 21ª edição reuniu 23 distritos em disputas de futebol e vôlei masculino e feminino, nas comunidades da BR e Baixo Madeira. O campeonato reuniu 12 mil pessoas entre atletas, dirigentes e público em geral. As localidades rurais pertencentes a Porto Velho Também foram contempladas com as ações da Semes, através do Ruralzão de Futebol, pelo qual participaram 30 equipes da Colônia Viçosa, Vila de São Sebastião, Joana D’arc, Aldeia Kaxarari e Rio Pardo.


Voadeira

Na Corrida de Voadeira, realizada já há 6 anos, a Semes visa proporcionar momentos agradáveis, a socialização entre os ribeirinhos e valorização do turismo e lazer no Rio Madeira. No ano passado a corrida contou com 110 inscritos. O evento é realizado no Porto do Cai N’água. O 15° Festival de Praia de Fortaleza do Abunã desenvolveu atividades como Vôlei de Praia, Futevôlei, atividades Recreativas e Shows Musicais. Um dos objetivos do festival e incentivar o turismo no distrito. A Semes realizou a I Copa Porto Velho de Vôlei de Praia que contribuiu para difundir a modalidade através de competições. O evento contou com a participação de duplas de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Brasília, envolvendo 2 mil pessoas entre atletas e público.

A Semes foi parceira em diversos projetos desenvolvidos pela prefeitura de Porto Velho como a Tenda Mulher / Rosas de Março, Tenda da Cidadania, 7° Jogos dos Servidores e a Chegada Do Papai Noel, a secretaria também foi parceira em eventos como a 5ª Etapa Estadual de MotoCross, Centro Oeste de Karatê Interestilo, Mini Maratona Cidade de Porto Velho e a Corrida Natalina. “Assim levamos esporte e lazer a quem muitas vezes não tem acesso e ainda promovemos a pratica de esportes o que leva a uma vida muito mais saudável”, conclui a Cleidimara Alves, secretária adjunta de Esporte e Lazer.

Fonte: Edina Silva

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)