Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura lança projeto “Palco em Movimento”


A Fundação Iaripuna (órgão cultural da prefeitura de Porto Velho), com o patrocínio do Ministério da Cultura e apoio da Secretaria Municipal de Educação e Federação de Teatro do Estado de Rondônia, apresentou à imprensa nesta quinta-feira (9) o projeto “Palco em Movimento”, programação cultural e artística nas modalidades de dança e teatro, que serão encenadas nos bairros e distritos de Porto Velho, no período de 10 a 31 de agosto.

As apresentações de dança começam nesta sexta-feira às 14 horas, na Escola Joaquim Vicente Rondon, localizada na rua Cinco esquina com avenida Jatuarana, com show de tango e samba, do grupo Companhia de Dança Chagas Peres; e espetáculo teatral “São Jorge e o dragão”, pelo grupo Evolução, às 21 horas na Associação Creche Aconchego dos Pequeninos, na rua Ibotirama, bairro Ulisses Guimarães. A expectativa da Fundação Iaripuna é de que até 31 de agosto mais de 10 mil pessoas devam assistir aos shows.

O prefeito Roberto Sobrinho, presente ao lançamento do projeto, salientou que o objetivo é abrir todos os espaços culturais possíveis “à nossa gente”, especialmente aos mais humildes. “Nós queremos que nossa população (capital e distritos) tenha acesso gratuito às manifestações culturais. Aproveito a oportunidade para lembrar que a viabilização deste projeto foi possível graças a uma verba contida em emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Valverde, sempre solidário com as causas do município”.

Programação

O grupo de dança “Abstractus” apresentará o espetáculo Sete Pecados nas escolas Castelo Branco (dia 18), João Bento da Costa (dia 15) e Joaquim Vicente Rondon (dia 21), sempre às 21 horas. A Companhia de Dança Chagas Peres exibirá o show “De Tango a Samba” nas escolas Joaquim Vicente Rondon (dia 10 às 14 horas), João Bento da Costa (dia 22 às 21 horas) e Marcelo Cândia (dia 28 às 15 horas). O grupo Companhia de Dança Guthyerres apresentará o espetáculo “Dança Popular” no distrito de Jaci-Paraná (dia 17 às 20 horas), na escola Senador Darcy Ribeiro (dia 21 às 21 horas), e na Estela Compasso (dia 29 às 29 horas). O grupo Raízes do Porto exibirá o show “Tambores de Tracoᔠnas escolas Padre Chiquinho (dia 17 às 20 horas), Senador Darcy Ribeiro (dia 21 às 20 horas) e Marcelo Cândia (dia 30 às 15 horas).

A programação teatral constará das seguintes peças: “Fica comigo esta noite” pelo grupo Abastractus, será exibida nas escolas Joaquim Vicente Rondon (dia 14), Escola Padrão (dia 16), João Bento da Costa (dia 17). O grupo Companhia Titânica apresentará a peça  “Bosque dos sonhos” nas escolinhas Nossa Senhora do Amparo (18), Madre Tereza de Calcutá (19) e Ulisses Ferreira (25). A peça “Infidelidade” será exibida pelo grupo Diz Farsa, nas escolas Maria Izaura (dia 22), Senador Darcy Ribeiro (dia 23), e Estela Compasso (dia 24). O grupo Evolução encenará a peça “São Jorge e o Dragão” na creche Aconchego dos Pequeninos (dia 10) e escola Senador Darcy Ribeiro (dia 14). O grupo de teatro Fiasco apresentará o espetáculo “Já passam das oito”, nas escolas Darcy Ribeiro (dia 16), Castelo Branco (dia 22) e João Bento da Costa (dia 28). O grupo Imaginário exibirá “Mistério do fundo do pote” nas escolas Darcy Ribeiro (dia 11), Pedro Batalha (dia 18) e Antonio Ferreira Lima (dia 25). O espetáculo “Eu, vocês e eles”, do grupo Raízes do porto,  se apresentará nas escolas Joaquim Vicente Rondon (23), Francisco Erse (dia 30) e Padre Chiquinho (dia 31). Por último, o grupo Sentido, exibirá a peça “O velho porto do velho” nas escolas Esperança (dia 15), Flor do Piquiá (dia 16) e Antonio Augusto Chagas (dia 21), na Cachoeira de Santo Antonio. Todas com inicio previsto para 21 horas, segundo Francisco Gregório da Silva, diretor de Arte e Cultura da Fundação Iaripuna.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mães compartilham histórias que inspiram

Mães compartilham histórias que inspiram

Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc

Presidente da Assembleia, Alex Redano, solicita oferta de cursos profissionalizantes para Ouro Preto do Oeste

Presidente da Assembleia, Alex Redano, solicita oferta de cursos profissionalizantes para Ouro Preto do Oeste

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)