Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura investe em capacitação


Médicos, 37 ao todo, que atuam na rede municipal de saúde participam do curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, oferecido pela prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), no intuito de melhora e otimizar o atendimento a pacientes vitimas de agravamento de problemas cardiológicos, que chegam até as unidades de saúde do município.

O curso ministrado por médicos associados á Sociedade Brasileira de Atendimento ao Trauma é desenvolvido pela American Heart Association, traz técnicas diferenciadas de aprendizado, ao invés de aulas explicavas com professores o curso é realizado através de vídeo aulas com a exibição de vídeos com encenações de fatos comuns ao cotidiano dos médicos que atuam em unidades de saúde. Após as exibições dos vídeos os médicos (alunos) participam das aulas práticas com a ajuda de um instrutor, nestas se utilizando de bonecos e aparelhagens utilizadas em reanimação e prevenção de agravamentos de quadros clínicos.

O curso de cinco dias proporciona aos médicos uma nova visão em relação ao modo de atender os pacientes, como conta a clinica geral, Vanilce Alves. “A oportunidade de participarmos deste curso, abre, para nós médicos, uma nova visão dos casos que chegam até as unidades onde trabalhamos e com isso abrimos um novo leque de possibilidade de sucesso no salvamento de vidas”, diz Vanilce.

O médico Akihito Urdiales, coordenador do curso fala que o curso baseado em ciência e evidencias médicas segue um padrão mundial: “A forma em que o curso esta sendo apresentado para os médicos de Porto Velho é a mesma utilizada no mundo inteiro, é o que temos de mais eficaz em relação a cursos rápido que necessitam de aprendizagem imediata, da forma que ele foi desenvolvido o aluno assimila com muito mais rapidez e o resultado é maravilhoso, eles saem daqui realmente preparados para salvar um maior número de vidas”, diz Akihito.

Possibilidade de melhorar em 100% o atendimento é assim que o curso é definido pelo clínico geral, Vinicius Ubirajara, que atua na policlínica Hamilton Gondin: “Após a passagem por este curso nosso Serviço que é oferecido aos pacientes vai melhorar em 100% dos casos, agora estaremos mais preparados para detectar a gravidade dos casos e agir da forma mais correta e no mínimo de tempo, o que aumenta as chances de salvarmos a vida do paciente”, diz o clínico. O curso de ATLS que iniciou no dia 02 vai até 07/08, nas dependências do centro profissionalizante Simone Araújo.

Fonte: Edina Silva

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)