Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura inicia programação de asfalto em 2012 com recapeamento da Calama


A Prefeitura de Porto Velho iniciou na manhã desta quinta feira (15), a programação de asfaltamento de vias públicas em 2012. O trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) está sendo realizado na Avenida Calama, entre Chiquilito Erse (Antiga RioPrefeitura inicia programação de asfalto em 2012 com recapeamento da Calama - Gente de Opinião Madeira) e Guaporé. Conforme informou o coordenador de vias urbanas, Erenilson Brito, a obra é a continuação do recapeamento da via, iniciado em 2011, e que atendeu o trecho localizado na região central da cidade.

O coordenador disse que no ano passado foi recapeado o trecho da Avenida Calama entre as Avenidas Farquar e Rio Madeira; toda extensão da Rua Abunã (da Farquar até a Venezuela), além da Venezuela, no quarteirão que fica entre Calama e Abunã. O trabalho nesse novo trecho da Calama deverá ser entregue totalmente sinalizado até o dia 31 de março. Logo após, a Prefeitura dará sequência às obras de drenagens e asfaltamento com recursos próprios. Cerca de 15 quilômetros de vias deverão ser pavimentados somente pela Semob até o final do ano.

Erenilson Brito ainda explicou que estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 4,5 milhões no recapeamento dessas vias. O dinheiro faz parte das compensações sociais do Consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela construção da Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira. Pelo contrato, também está previsto o recapeamento da Calama, entre Guaporé e Mamoré. Ao todo, serão recapeados 10,300 quilômetros de vias urbanas.

Ele lembrou que o recapeamento da Abunã também contemplou a correção dos sistema de drenagem em dois pontos de estrangulamento – um no cruzamento da Rua Salgado Filho, no bairro Liberdade e outro nas confluências da Tenreiro Aranha, no Arigolândia. Nesses dois pontos, houve a necessidade de abrir a via de um lado a outro para substituir as manilhas de concreto.

Rio Madeira

Depois de recapear a Calama, o próximo compromisso da Prefeitura, através da Semob, será concluir o alargamento da Avenida Chiquilito Erse (antiga Rio Madeira), no bairro Nova Esperança, zona Norte da cidade. O trabalho também foi iniciado em 2011, mas teve que ser interrompido devido ao período chuvoso. O trecho a ser concluído tem a extensão de R$ 1.600 metros de cada lado da pista, começando na Avenida dos Migrantes, sentido Parque Ecológico. Na parte esquerda, faltam somente 600 metros para terminar. Do outro lado, ainda faltam mil metros.

Também foi anunciado o recapeamento da Avenida Tiradentes (Estrada da Penal), entre Chiquilito Erse e Guaporé, em seguida, a Prefeitura retornará para a Avenida Calama com objetivo de concluir o trecho entre as Avenidas Guaporé e Mamoré. Além de recapear a pista, a Semob fará a retirada dos canteiros centrais para tornar a via mais larga e melhorar a fluidez no trânsito, devido à grande quantidade de veículos que transitam pelo local em direção à zona Norte e o setor Leste da cidade.

Mais obras

No projeto da Prefeitura para asfaltar 15 quilômetros de ruas com recursos próprios somente este ano, constam ações no bairro Areia Branca, na região Sul. Ali, as obras de drenagem também foram realizadas no ano passado. Nessa nova etapa será feito a preparação de base e aplicação da massa asfaltica. Para desafogar o trânsito intenso na Avenida dos Migrantes, será asfaltada a Rua Benedito de Souza Brito, entre Rio Madeira e Jorge Teixeira.

A Prefeitura ainda levará asfalto para a Rua Rio Brilhante, no Cidade Nova (zona Sul); Beco da Brasília, bairro Tucumanzal, alargamento da Raimundo Cantuária, no bairro Mato Grosso e Rua Salgado Filho, entre Alexandre Guimarães e Amazonas, área central; alargamento da Rua Petrolina e Mário Andreazza, no setor Leste; asfalto e drenagem na Rua Piramutaba, bairro Lagoa; Vila dos Idosos e a conclusão do asfalto no bairro Nacional.

As ações fazem parte das políticas do prefeito Roberto Sobrinho para melhorar as condições das vias urbanas e tornar o trânsito mais seguro, oferecendo novas possibilidades de trajetos para os condutores de veículos.

Fonte: Augusto José
Foto: Medeiros/Frank Néry

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)