Quarta-feira, 22 de junho de 2011 - 14h39
A prefeitura de Porto Velho iniciou esta semana, as obras de alargamento, construção de canteiros, calçadas e ciclovia, na Rua José Vieira Caúla, entre as Avenidas Guaporé e Mamoré, na zona Leste da cidade. De acordo com o secretário de projetos e obras especiais, Israel Xavier, o trabalho faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo prefeito Roberto Sobrinho, para dar maior fluidez e segurança no trânsito.
O arquiteto José Augusto Barcelos, responsável pelo projeto, disse que será construída uma ciclovia até a Avenida Rio Madeira, do lado direito da Vieira Caúla, sentido bairro, numa extensão de 3 mil e 200 metros, fazendo ligação com outra que será construída na Avenida Mamoré, entre Vieira Caúla e Mário Andreazza, mesmo setor da cidade. Para tanto, foi necessário que a Eletrobrás Rondônia mudasse a rede de energia elétrica para o lado oposto da via.
No mesmo trecho, entre Rio Madeira e Mamoré, a prefeitura vai construir canteiros centrais semelhantes aos que existem entre Buenos Aires e Rio Madeira. Com isso, cada lado da pista para tráfego de veículos automotores ficará com oito metros e meio de largura. Ainda de acordo com Barcelos, as calçadas obedecerão às normas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais e terão piso podotátil, que serve de orientação para cegos. A ciclovia será toda revestida de piso intertravado e servirá para o trânsito nos dois sentidos da pista.
Outro detalhe importante, segundo Barcelos, é que a prefeitura precisou remover vários obstáculos para executar o projeto. Como exemplo, citou a construção de muros, calçadas e até varandas construídas de forma irregular e que avançaram para o interior da via pública. Nesse caso, todas as pessoas foram notificadas pela Coordenadoria Municipal de Posturas a se adequarem. “Ainda assim, será necessário fazer várias adaptações para seguir com o projeto”, acrescentou.
Israel Xavier informou que o valor da obra é de 5 milhões, 868 mil e 300 reais, recursos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Essa é uma via muito importante que vai possibilitar melhor ligação com vários bairros do setor Leste da cidade, junto com a Pinheiro Machado e Sete de Setembro”, comentou. O secretário destacou outra obra importante iniciada há uma semana, que é a drenagem e asfaltamento de 1.800 metros da Avenida Amazonas, entre os bairros Pantanal e Jardim Santana.
José Augusto Barcelos mencionou outros investimentos na Vieira Caúla, como instalação de novos abrigos em paradas de ônibus, sinalização e nova iluminação. Outro ponto importante é a retirada dos ciclistas para um local específico, dando mais segurança a todos no trânsito. Ele também acrescentou que a ciclovia não vai permitir que as bicicletas transitem junto com os carros, pois será construído meio fio em toda a sua extensão. “É a primeira ciclovia construída nesse setor da cidade, uma vez que a da Raimundo Cantuária é uma ciclo faixa”, declarou Israel Xavier.
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes