Terça-feira, 12 de julho de 2011 - 12h07
“O Compromisso de Todos Pelo Envelhecimento Digno no Brasil”. Esse é o tema da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada nos dias 14 e 15 de julho (próxima quarta e quinta feira) na Faculdade de Ciências e Tecnologias (Fatec), na Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Hospital de Base Ary Pinheiro. Representantes de entidades que trabalham com idosos, igrejas, associações e a comunidade em geral são aguardados para o evento.
A conferência será realizada pela prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. Conforme Iracema Ferreira da Silva da coordenação do evento, quatro eixos temáticos serão discutidos com objetivo de formular propostas para as Conferências Estadual e Nacional. “Essas propostas vão nortear as ações do poder público para garantir os direitos dos idosos, direcionando as políticas públicas em favor dessas pessoas”, afirmou.
Os temas que estarão em debates são: envelhecimento e política de estado – pactuar caminhos intersetoriais; protagonista da conquista e efetivação de seus direitos; fortalecimento e integração dos conselhos; diretrizes orçamentárias. Nesse último tópico, o foco principal dos debates será um plano integrado de orçamento entre União, Estado e Município, voltados para atender as necessidades da pessoa idosa.
Iracema Ferreira explicou que todos os temas serão abordados de forma ampla e profunda em grupos e salas diferentes. Posteriormente, haverá as discussões plenárias e votações das propostas apresentadas. Um representante do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e um técnico da Semas irão coordenar os trabalhos de cada grupo, para que as propostas de fato venham a atender o que rege o Estatuto do Idoso.“É preciso pensar o idoso como cidadão, que necessita ter seus direitos respeitados. Nessa conferência, esperamos construir caminhos que possam garantir esses direitos”, declarou Iracema Ferreira. Ela pede para que os idosos e representantes de entidades que trabalham com a pessoa idosa participem do evento, pois “é uma oportunidade para dialogar e debater com os representantes de diversos setores as propostas de mudanças”.
Conquistas
A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Maria Ozanira Rocha, destacou os avanços nas políticas públicas na gestão do prefeito Roberto Sobrinho. Como exemplos, ela citou a ampliação do atendimento aos grupos de convivência, a criação do Programa de Atenção a Pessoa Idosa (PAI) e a construção (em andamento) de um centro de convivência na Avenida Amazonas, setor Leste, onde haverá assistência médica, psicológica, academia e terapias ocupacionais, dentre outros serviços. “Antes o idoso não era valorizado como está sendo agora”, afirmou.
Ozanira ainda destacou o trabalho realizado pela equipe da secretária Benedita Nascimento (Semas), responsável por concretizar as políticas públicas idealizadas por Roberto Sobrinho. Disse que as ações estão avançando inclusive nos distritos e regiões ribeirinhas do Baixo Madeira, como é o caso de Jacy Paraná e Abunã.
Fonte: Augusto José
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes