Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura inicia 2ª Conferência do Idoso na próxima quinta feira



“O Compromisso de Todos Pelo Envelhecimento Digno no Brasil”. Esse é o tema da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada nos dias 14 e 15 de julho (próxima quarta e quinta feira) na Faculdade de Ciências e Tecnologias (Fatec), na Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Hospital de Base Ary Pinheiro. Representantes de entidades que trabalham com idosos, igrejas, associações e a comunidade em geral são aguardados para o evento.

A conferência será realizada pela prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. Conforme Iracema Ferreira da Silva da coordenação do evento, quatro eixos temáticos serão discutidos com objetivo de formular propostas para as Conferências Estadual e Nacional. “Essas propostas vão nortear as ações do poder público para garantir os direitos dos idosos, direcionando as políticas públicas em favor dessas pessoas”, afirmou.

Os temas que estarão em debates são: envelhecimento e política de estado – pactuar caminhos intersetoriais; protagonista da conquista e efetivação de seus direitos; fortalecimento e integração dos conselhos; diretrizes orçamentárias. Nesse último tópico, o foco principal dos debates será um plano integrado de orçamento entre União, Estado e Município, voltados para atender as necessidades da pessoa idosa.

Iracema Ferreira explicou que todos os temas serão abordados de forma ampla e profunda em grupos e salas diferentes. Posteriormente, haverá as discussões plenárias e votações das propostas apresentadas. Um representante do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e um técnico da Semas irão coordenar os trabalhos de cada grupo, para que as propostas de fato venham a atender o que rege o Estatuto do Idoso.“É preciso pensar o idoso como cidadão, que necessita ter seus direitos respeitados. Nessa conferência, esperamos construir caminhos que possam garantir esses direitos”, declarou Iracema Ferreira. Ela pede para que os idosos e representantes de entidades que trabalham com a pessoa idosa participem do evento, pois “é uma oportunidade para dialogar e debater com os representantes de diversos setores as propostas de mudanças”.

Conquistas

A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Maria Ozanira Rocha, destacou os avanços nas políticas públicas na gestão do prefeito Roberto Sobrinho. Como exemplos, ela citou a ampliação do atendimento aos grupos de convivência, a criação do Programa de Atenção a Pessoa Idosa (PAI) e a construção (em andamento) de um centro de convivência na Avenida Amazonas, setor Leste, onde haverá assistência médica, psicológica, academia e terapias ocupacionais, dentre outros serviços. “Antes o idoso não era valorizado como está sendo agora”, afirmou.

Ozanira ainda destacou o trabalho realizado pela equipe da secretária Benedita Nascimento (Semas), responsável por concretizar as políticas públicas idealizadas por Roberto Sobrinho. Disse que as ações estão avançando inclusive nos distritos e regiões ribeirinhas do Baixo Madeira, como é o caso de Jacy Paraná e Abunã.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)