Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura incentiva agricultura para hidrelétricas



Com o intuito de melhor estruturar a agricultura do município, visando garantir uma produção que atenda os canteiros de obra das usinas do Madeira, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) montou um programa de apoio aos agricultores da região, no qual está incluída a recuperação de ramais e linhas vicinais. Os trabalhos de recuperação começam pelas linhas Cujubim, Cujubim Grande, Cujubinzinho e ramais Amizade, Estudante, Oriente, Brasil, Linha 28, Agrilança e Tucumã.

Serão 41,40 quilômetros de linhas e ramais que receberão aterro, bueiros, revestimento, serviço de gradagem do solo e limpeza lateral das vias. "Nesta região são cerca de 1.470 famílias praticando a agricultura. Porto Velho tem mais de 4 mil quilômetros de estradas vicinais", diz Bordalo, presidente do Sindicato de Produtores Rurais.

Paralelamente, a Semagric faz o cadastro de produtores e produtos, como parte de um relatório a ser apresentado às empresas construtoras das usinas, cujos canteiros deverão ser abastecidos por agricultores locais. Já foram registrados cerca de 1.200 agricultores, devendo o cadastro estar concluído até o final deste mês. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Porto velho e conta com apoio da Mesa (Madeira Energia, SA) Sebrae e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Programa Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS) 

O programa PAIS viabiliza recursos para o cultivo de hortaliças totalmente orgânicas, com irrigação no sistema de gotejamento. O PAIS será executado pela Semagric a princípio na região de Cujubim, mas Porto Velho terá 20 unidades do programa. A capital é o primeiro município da região Norte a ser beneficiado pelo programa que conta com recursos da Fundação Banco do Brasil e apoio do Sebrae. "Os alimentos orgânicos têm demanda no mercado. A Prefeitura vai comprar metade do que for produzido pelos agricultores envolvidos no programa. Os alimentos serão destinados às escolas do município para a produção da merenda escolar", diz a secretária Josélia Saraiva, secretária municipal de agricultura.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

O ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, recebeu entre os dias 08 e 09 de junho, mais de 500 atletas que participaram do Campeonato Estadual de J

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

O cenário político em Candeias do Jamari se aquece com a recente novidade da pré-candidatura do empresário Daniel Moraes Pit Bull, filiado ao partid

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (11).

Doutor Aparício Carvalho e deputado federal Thiago Flores assumem o partido Republicanos em Rondônia

Doutor Aparício Carvalho e deputado federal Thiago Flores assumem o partido Republicanos em Rondônia

O partido Republicanos assume uma nova configuração. O empresário, Médico Psiquiatra, ex-Deputado Federal e ex-Vice-Governador de Rondônia, Aparício

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)