Terça-feira, 23 de setembro de 2014 - 11h50
A Prefeitura de Porto Velho iniciou um plano de trabalho integrado entre seis segmentos da administração municipal com a meta de revitalizar os principais espaços públicos da cidade. Os trabalhos foram iniciados nesta semana, por meio dos serviços de podas das árvores da Rua Presidente Dutra.
O Plano de Embelezamento da Cidade consiste numa forma articulada de trabalho, com o qual as secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema), Transportes e Trânsito (Semtran), Serviços Básicos (Semusb), Obras (Semob), Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) realizarão ações na forma de mutirões, cada qual nos âmbitos de suas competências próprias, porém buscando em conjunto promover o embelezamento de ruas, parques e praças.
As ações já iniciarão na zona central e depois seguirão às principais vias de outras regiões da cidade, tais como Amador dos Reis e Jatuarana, por exemplo, onde há grande trânsito de veículos e intenso fluxo de pedestres. “Nossos trabalhos se iniciam com o manejo das árvores urbanas. São ações como o plantio de espécimes adequadas, serviço que já foi implementado em alguns pontos da cidade, e com as podas feitas com técnicas corretas, ação que estamos iniciando agora com os trabalhos na Rua Presidente Dutra. Depois, passaremos aos serviços de paisagismo de todas as praças e parques. Mapeamos vinte e seis parques e praças em que serão montados jardins. A finalidade é torná-los locais mais agradáveis à população”, explicou o secretário da Sema, Edjales Brito, sobre as atuações de sua pasta no mutirão.
Ele esclareceu também que os grandes parques da cidade passaram recentemente a serem administrados por sua secretaria, em conformidade a uma decisão do prefeito Mauro Nazif. “Temos a incumbência de tomar conta do Parque Circuito, Parque da Cidade, Skate Park e Parque Natural, e ao assumirmos o compromisso com esse plano, agora, teremos que ampliar ainda mais nossa visão quanto às ações que devem ser desenvolvidas para o embelezamento da cidade como um todo”, afirmou.
O Plano de Embelezamento da Cidade compreenderá de uma só vez as reformas de canteiros, reposição de iluminação pública, reforma de placas e de sinais verticais para o trânsito, montagem de jardins, limpezas e desentupimentos da microdrenagem, além de outras atividades. “A vontade do prefeito é de que integremos as ações para tornar Porto Velho uma cidade mais funcional e bela. Nós começamos neste mês e não temos prazo para finalizar, contudo, temos metas a cumprir”, disse Dennis Oliveira, engenheiro da Sema encarregado das atividades de manejo das árvores urbanas, que também informou que os serviços se iniciam nas dez vias públicas consideradas mais estratégicas. “Quanto às metas, o que foi acordado entre as secretarias é que vamos intensificar inicialmente os serviços nas vias principais do centro da cidade. Temos hoje oito especialistas em poda de árvores urbanas que já estão nas ruas e, em seguida, as ações das outras secretarias serão iniciadas. Nessa meta inicial, queremos concluir em sessenta dias os serviços nas dez vias selecionadas para o começo dos trabalhos”, observou.
Segundo Edjales, a avaliação dos trabalhos será por meio da frequência das pessoas aos locais por onde passarem os serviços. “A ideia é de que as pessoas se sintam convidadas a frequentar locais agradáveis. Poderemos ver o resultado dos nossos serviços, portanto, à medida que observarmos maior quantidade de pessoas frequentando os parques e praças da nossa cidade. Saberemos que as ações estão surtindo efeito quando quem transita pela cidade começar a perceber a diferença. A satisfação do cidadão é o que buscamos e ela será o critério de avaliação dos nossos serviços”, finalizou o secretário da Sema.
Fonte: Renato Menghi
Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement