Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura implanta Divisão de Pólos Geradores de Trafego



Em busca da garantia dos direitos da população de Porto Velho, como acesso a calçadas padronizadas e estacionamentos acessíveis, a prefeitura através da secretaria municipal de Trânsito está implantando a Divisão de Fiscalização de Pólos Geradores que é a responsável pela regularização das calçadas, meio fio, passeio público, lixeiras e estacionamento de empreendimentos existentes ou em fase de construção. Serão disponibilizados nesta divisão, agentes de fiscalização de obras e eventos, analistas de projetos, arquitetos e engenheiros e agentes que farão as notificações. Estas ações serão em parceria com a Polícia militar.

A fiscalização de pólos geradores de trafego observa e analisa, de acordo com a lei que obriga empreendimentos acima de 5 mil metros quadrados, a fazer um Relatório de Impacto de Trânsito (RIT). E ainda de 500 a 5 mil metros quadrados, a solicitar uma pré analise de projetos e, conforme a demanda de veículos que transitam e a necessidade de estacionamento, poderá ou não fazer o RIT que é fornecido pela Semtran.

Mirce Silva coordenadora municipal de trafego, esclarece que “se estivesse sendo construído uma residência comum não seria um pólo gerador de trafego, já se fosse construído um condomínio com mais de 100 unidades habitacionais seria necessário um relatório de impacto de trafego”, afirma Mirce.

Operação em postos de gasolina

Nesta semana iniciou-se uma fiscalização em postos de gasolinas. Para Edna Ribeiro chefe da divisão de obras de pólos geradores de trafego, “o objetivo é notificar e dar prazo de regulamentação aos postos que estão irregulares quanto as delimitações das pistas de acesso. Estas são rebaixadas ligando o posto à rua e não possuem meio fio”, explica Edna.

Pela lei 097/99 os postos tem direito a utilizar 3,5 m. de cada via de acesso, totalizando sete metros, mas o que ocorre é que não existe meio fio na maioria dos postos de Porto Velho, apenas, cones e canteiros de plantas, causando insegurança para pedestres e veículos. “Vemos muitos motoristas que ao ver o sinal fechar, invadem a área dos postos de gasolina e atravessam para outra pista, gerando acidentes”, comenta Edna Ribeiro.

Pelo cronograma de ações da Semtran, ainda neste mês de agosto, vários outros postos de combustível e revendedores de carros serão fiscalizados e notificados, para que cumpram a lei.


Fonte: Rebeca Barca
 

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)