Segunda-feira, 3 de outubro de 2011 - 12h02
A prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Eletrobrás Rondônia, realizou encontro com as empresas prestadoras de serviços da estatal, objetivando abrir novas vagas de emprego para os profissionais qualificados pelo Projeto Eu Quero, trabalho, Renda e Cidadania. O encontro aconteceu na tarde desta sexta feira (30), no auditório da Eletrobrás. Coube ao coordenador municipal de políticas públicas para a juventude, Samuel Pessoa, explicar a importância do projeto aos empresários e o significado do Selo Empresa Cidadã como uma marca da responsabilidade social.
De acordo com o coordenador de políticas públicas para a juventude, Samuel Pessoa, um dos articuladores do projeto, todos os empresários que participaram do encontro se comprometeram em firmar parcerias com a prefeitura e contratar mão de obra. Outra parceria importante foi firmada com a própria Eletrobrás, que vai capacitar os novos eletricistas no curso de alta tensão, abrindo novas perspectivas para esses trabalhadores. “Foi uma reunião bastante positiva”, destacou.
A líder do processo de sustentabilidade da Eletrobrás, Rita de Cássia Lopes, foi quem mobilizou 15 representantes de empresas prestadoras de serviços para comparecerem ao encontro e conhecer o Projeto Eu Quero. “Nessa reunião nós vamos apresentar a mão de obra qualificada para os empresários, que poderão até não contratar no momento, mas saberão onde procurar os profissionais assim que houver necessidade”, afirmou Cássia. Ela acrescentou que a Eletrobrás será um ponto de referência dos novos profissionais para ingressarem no mercado. “Eles não mais precisarão sair sem rumo a procura de emprego”, frisou.
Conforme o procurador da presidência da Eletrobrás, Inácio Azevedo, o projeto da prefeitura é muito importante, já que o campo é vasto na Capital e em todo o estado de Rondônia para trabalhadores devidamente qualificados. “Há uma grande carência de mão de obra qualificada em todos os municípios”, informou.
O projeto
Samuel Pessoa explicou que o Projeto Eu Quero já formou as primeiras turmas esta semana, um total de 1.075 novos profissionais em diversas áreas, em Porto Velho e no distrito de Jacy Paraná. Destacou que a prefeitura, além de formar os trabalhadores, busca inseri-los no mercado, tanto na conquista do emprego formal quanto no empreendedorismo, por meio de abertura de créditos junto ao Banco do Povo.
Quanto ao Selo Empresa Cidadã, destacou que essa é mais uma ferramenta do Projeto Eu Quero que visa motivar e reconhecer a iniciativa dos empresários que abrirem vaga para os profissionais recém formados, num gesto de responsabilidade social para com a cidade. “As empresas que abraçarem essa idéia ganharão o selo e poderão utilizá-los em suas campanhas publicitárias”, afirmou. Destacou, ainda, que 27 empresários já receberam o selo.
Por meio da parceria com as prestadoras de serviços da Eletrobrás Rondônia, a prefeitura espera colocar no mercado de trabalho os trabalhadores formados nos cursos de eletricista, setor administrativo e secretariado.
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg