Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura estuda programa de alimentos para atender usinas


 

 

A meta do seminário “Inclusão dos produtores rurais no programa de construção das usinas”, que aconteceu em março deste ano, começa a ser vislumbrada com a reunião de agricultores nesta terça-feira (8), no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na reunião promovida pela Prefeitura, o prefeito Roberto Sobrinho e a secretária municipal de Agricultura, Josélia Saraiva, expuseram as ações que visam garantir a utilização da produção rural no cardápio dos canteiros de obras das hidrelétricas do Madeira. Por sugestão do prefeito, ficou decidida a criação de um grupo de trabalho para a montagem de um programa de fornecimento de alimentos aos trabalhadores.

Na ocasião, Sérgio Leão, um dos diretores da Odebrecht, empresa que participa do consórcio que executará a obra, anunciou para o dia 1° de setembro a instalação do canteiro de obras da primeira usina. “O canteiro vai crescer paulatinamente, visto que o conjunto da obra vai durar sete anos. Portanto, os produtores rurais terão no mínimo seis meses para implantar um programa de alimentos com base na qualidade”, completou.

O consórcio, formado por Furnas e Odebrecht, vai estudar a pauta de reivindicações dos agricultores filiados à Central das Associações de Produtores Rurais do Município de Porto Velho (Cenapror). Eles esperam fornecer aos canteiros de obra 70 por cento dos produtos agrícolas de origem vegetal e animal. Os produtores oferecem aves, peixes, suínos, ovinos, leite e ovos, oriundos da agricultura familiar de Porto Velho e Candeias do Jamari.

Participaram da reunião produtores de Aliança, Cujubim, Viçosa, Jacy-Paraná, Mutum, Linha 13, Agroverde, Jatuarana, Chacareiros, Joana D’Arc, Apicultores, criadores de pequenos animais, ribeirinhos e agricultores dos quilômetros 32, 45 e 47.


Fonte: Ascom - Carlos Alberto 

    

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)