Segunda-feira, 20 de novembro de 2006 - 05h48
Prefeitura estuda ampliação de ensino na zona rural
Por determinação do prefeito Roberto Sobrinho, técnicos da Prefeitura vão realizar levantamento junto às famílias dos produtores rurais da região do quilômetro 13, da BR 364, do total de crianças em idade escolar na comunidade, para verificar a viabilidade de instalar o ensino fundamental de 1ª a 5ª série (antiga 4º série), a partir de 2007, na escolinha rural Francisco Sales da localidade. A decisão foi tomada no último sábado, durante reunião com os produtores rurais, a secretária de Educação, Epifânia Barbosa, o secretário de Desenvolvimento Sócio-Econômico (Semdes), José Gadelha, o representante da Secretaria da Agricultura, Raimundo Nonato, e o vereador Ribamar Araújo.
Desde que foi construída, na administração passada, a Francisco Sales está ociosa. Atualmente possui apenas 16 crianças do ensino infantil. Epifânia disse que o levantamento é necessário para a providência de pessoal e de material adequado para crianças dessa faixa-etária.
A secretária vai verificar a possibilidade de instalar também o ensino de jovens e adultos no estabelecimento. Mas, para isso, será preciso, segundo ela, fazer o levantamento de pessoas a serem beneficiadas. O secretário da Semdes falou dos programas de capacitação que a Prefeitura, em parceria com o governo federal, vem realizando para beneficiar jovens e adultos, já prevendo a instalação das usinas do rio Madeira, e os cursos que estão sendo ministrados visando a geração de emprego e renda. Ele disse ainda que a Prefeitura estudará uma forma de beneficiar os produtores com cursos que visem a geração de emprego e renda, aproveitando a produção local.
O representante da Agricultura, Raimundo Nonato, destacou o trabalho que a Prefeitura está desenvolvendo para beneficiar os produtores da zona rural com estradas e a melhoria das já existentes.

Domingo, 10 de dezembro de 2023 | Porto Velho (RO)