Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura entrega ônibus adaptados para cadeirantes


O prefeito Roberto Sobrinho entregou nesta segunda-feira (11) oito ônibus novos à população de Porto Velho, sendo três com rampa de acesso aos cadeirantes. Até o final deste mês serão entregues mais 16 coletivos, incluindo três adaptados aos portadores de necessidades especiais. A nova frota faz parte do acordo fechado no ano passado entre Ministério Público, empresários do setor, Prefeitura, Federação dos Deficientes Físicos de Rondônia (Feder) e Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Rondônia, em decorrência do aumento da passagem de ônibus para R$ 2,00.

Os três ônibus adaptados serão distribuídos para a linha do  Nacional, Interbairros-30 e para a linha do Guajará, conforme o entendimento de empresários e cadeirantes. Até 2010, serão 16 ônibus providos com o serviço. O acordo, segundo o prefeito, prevê, além da renovação da frota, a instalação de  140 novos pontos de ônibus, sendo que 30 deles ficarão a cargo das empresas e os demais sob a responsabilidade  da Prefeitura – todos com área  de acesso aos cadeirantes. O acordo prevê ainda a instalação do ponto final de ônibus, a ser instalado na Rua Euclides da Cunha, onde está sendo construído o Shopping Popular. Outro item do acordo é a expansão de pontos de recarga do cartão Leva Eu, para facilitar o acesso da população. Serão 50 na área urbana.

A Prefeitura está instalando 34 faixas de pedestres em diversos pontos da cidade, todas com calçadas adaptadas aos portadores de necessidades especiais. “Pra vermos esse projeto concretizado, vimos trabalhando com as empresas desde o ano passado”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, o objetivo é assegurar acesso ao transporte coletivo a todas as pessoas. Roberto Sobrinho destacou também o trabalho do Ministério Público, representado pelo promotor  Ivanildo de Oliveira. O secretário de Transportes,  Cláudio Carvalho, disse que esse projeto de inclusão já deveria ter ocorrido há cerca de 30 anos. “Mas estamos empenhados m melhorar cada vez mais a vida da população”, frisou.

O trabalho do Prefeito foi elogiado pela Aspomeron e pela Feder. Para o vice-presidente da Aspomeron, Rui Lemos, este é o primeiro passo que está sendo dado visando atender uma antiga reivindicação dos portadores de necessidades especiais.

Fonte: Ascom 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar a segurança em Ariquemes

Deputado Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar a segurança em Ariquemes

O deputado Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aderiu oficialmente ao 10º Leilão Direito de Viver Porto Velho, iniciativa beneficente em prol do Hos

Deputada federal Cristiane Lopes garante apoio aos produtores de Porto Velho com o Projeto Terra Fértil

Deputada federal Cristiane Lopes garante apoio aos produtores de Porto Velho com o Projeto Terra Fértil

Com o intuito de  valorizar quem produz o alimento que chega à mesa dos rondonienses, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou o l

Alex Redano recebe Medalha Mérito do Ciclismo e reafirma compromisso com o esporte em Ariquemes

Alex Redano recebe Medalha Mérito do Ciclismo e reafirma compromisso com o esporte em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou, no sábado (22), do evento promovido pela Associação Esportiva de Ciclismo de Ariquemes (A

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)