Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura entrega chaves de casas no São Sebastião I



A Prefeitura entregou neste sábado (22/03) as casas de um conjunto habitacional construído no bairro São Sebastião I, onde vivem cerca de 1800 famílias, sendo a maioria de baixa renda. As obras fazem parte de um projeto implantado com recursos do Programa Habitar Brasil, do Governo Federal, que investiu R$ 6 milhões no bairro, mais uma contrapartida de R$ 1 milhão da Prefeitura. 

As obras incluem toda a infra-estrutura urbana básica, com drenagem das áreas fluviais, terraplanagem, rede de esgoto, pavimentação, saneamento básico, construção de um centro comunitário e convivência social (composto de creche, posto de saúde e um Centro de Referência de Assistência Social), unidades habitacionais para famílias que moravam em área de risco, regularização fundiária e a reforma da praça - que terá uma quadra de esportes, arborização, módulos sanitários e urbanização. 

Durante a cerimônia da entrega das casas, o prefeito pediu aos moradores que “cuidem do bairro como se fosse a sua própria casa”. Ele lembrou que os primeiros moradores do São Sebastião vivem no local há cerca de 20 anos. O bairro se desenvolveu ao redor de um igarapé e oferecia precárias condições de vida. O prefeito agradeceu à deputada federal Marinha Raupp, “que se empenhou pela destinação dos recursos do programa para Porto Velho”. 

O projeto foi desenvolvido com a colaboração direta dos moradores, que juntamente com os técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), levantaram todas as necessidades do bairro. Os moradores participaram de palestras sobre desenvolvimento comunitário, apoio à organização e mobilização comunitária e a promoção de cursos profissionalizantes, que foram indicados pelos próprios moradores. 

As obras do Habitar Brasil do São Sebastião I ainda não foram concluídas. Nos próximos dias devem ser inaugurados a praça, que foi totalmente reformada, e o posto de saúde. A Escola Infantil Sementes de Araçá já está em funcionamento e atende cerca de 150 crianças. O Centro de Convivência Social oferece para a comunidade todos os projetos sociais desenvolvidos pela prefeitura. 

A canalização do igarapé que atravessa o bairro São Sebastião I melhorou as condições sanitárias do bairro, ajudando a prevenir a ocorrência de doenças endêmicas como a malária. 

Além da senadora Fátima Cleide, participaram da entrega das casas, os vereadores Ted Wilson e Assis Raupp, os secretários municipais de Planejamento, Israel Xavier; de Educação, Epifânia Barbosa e de Serviços Básicos, Jair Ramirez. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

O deputado Adelino Follador (DEM) participou de audiência pública, na manhã da última sexta-feira (11), na Escola Estadual Buriti, em Buritis, onde fo

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

O deputado estadual Ismael Crispin (PSB) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e teve aprovada a realização de audiência p

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (3), a CPI criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar abusos praticados pela Empres