Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura entrega ambulância para setor rural de PVH


A população de União Bandeirantes, distrito há 170 km de Porto Velho, foi contemplada neste final de semana com uma ambulância toda equipada entregue pela Prefeitura de Porto Velho, via Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O prefeito da capital, Mauro Nazif e o secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio realizaram a entrega que aconteceu no ginásio da Escola Municipal 3 de Dezembro. O diretor da unidade de saúde do local, Claudeir Pereira agradeceu pelo veículo que segundo ele vai garantir mais dignidade ao transportar pacientes que necessitam de sair do distrito para urgências ou tratamentos. “Tudo referente aos investimentos na Saúde em União Bandeirantes é recente. Nos últimos anos quem precisava ser transportado até Porto Velho utilizava veículos sem a menor condição. E agora temos uma ambulância que é o veículo certo para essa demanda e que vai garantir mais conforto, segurança e dignidade aos pacientes e aos profissionais de saúde que o acompanham”, disse o diretor.

O prefeito Mauro Nazif destacou que a Saúde precisa ser tratada como prioridade no Município. “Estamos fazendo todas as mudanças necessárias e buscando melhorar este setor. Estamos contratando mais profissionais, destinando médicos do Programa Mais Médicos a localidades distantes que antes só contavam com consultas a cada 15 ou 30 dias. Queremos acabar com essa realidade. Independentemente de onde moram são pessoas que precisam de cuidados e eu como médico sei da importância de um profissional de saúde sempre à disposição de uma comunidade. E mais do que isso queremos implantar em todos os distritos equipes de Saúde da Família para que tenhamos a cultura da prevenção, o que pode diminuir consideravelmente alguns casos de urgências e emergências”, disse ele.

Ainda de acordo com o prefeito, União Bandeirantes foi um dos primeiros distritos o qual a Semusa destinou para o Programa Mais Médicos. “Quando inserimos Porto Velho no programa, nosso objetivo era atender principalmente os distritos que sempre sofreram com o atendimento precário na saúde, a exemplo de Bandeirantes. E o resultado destes investimentos será sentido em breve. E isso inclui também a nova unidade de saúde deste distrito que deve ficar pronta logo e que vai dar um melhor atendimento à população. E para isso já autorizei hoje a Semusa a fazer a contratação de mais um médico, de dois técnicos de enfermagem, oito agentes comunitários de saúde, um bioquímico e também um dentista”, anunciou.

Após o anúncio, o secretário da Semusa, Domingos Sávio, informou que em até 30 dias, estes profissionais após convocação e entrega de toda a documentação passarão de imediato a atender no distrito. “E o mais importante, esses profissionais permanecerão aqui em União Bandeirantes, atenderão todos os dias e não mais apenas uma vez ou duas vezes por mês como acontecia. Este era um sonho desta comunidade e que será realidade em breve. E é assim que pretendemos trabalhar durante toda esta gestão, valorizando a vida, levando saúde, bem-estar e prevenindo nossa população. Até 2015 pretendemos inserir aqui 3 equipes de Saúde da Família (PSF), o que vai garantir ainda mais qualidade de vida para as pessoas que aqui residem e trazer serviços que nunca antes tiveram”, comentou.

A notícia foi comemorada pelos técnicos de enfermagem e agentes comunitários da localidade presentes ao evento e que aguardavam desde 2011 esta contratação. “Com certeza esta será uma grande evolução na saúde de União Bandeirantes que sempre foi esquecida. Hoje vemos que se tem boa vontade política e que os benefícios estão chegando. Em um ano tivemos a conquista de um médico, mas sabíamos que não era suficiente, e agora com esta nova contratação a população se sentirá melhor atendida, mais segura e mais esperançosa. E com a nova UBS haverá mais conforto para os profissionais e principalmente para os pacientes, portanto só temos a agradecer à administração municipal pelos benefícios”, disse Claudeir, diretor do posto de saúde do distrito. Também esteve presente o vereador Edmo Pinto, o Dim Dim.

Fonte: Meiry Santos

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)