Terça-feira, 11 de dezembro de 2012 - 05h13
A secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo – Semdestur, através do sine municipal, entregou cerca de 140 certificados para alunos dos cursos de doces e salgados, eletricistas, depilação com limpeza de pele, cabeleireiro, atendimento de consultório dentário e recepcionista de hotel, os novos profissionais participaram do Plano Territorial de Qualificação – Planteq, que é uma parceria com governo federal que busca atender às demandas por qualificação levantadas pelas Unidades de Atendimento ao Trabalhador ou pelas empresas interessadas.
Todo trabalhador pode participar dos cursos, sendo dada prioridade ao público de baixa renda, de menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. O encerramento contou com a presença de autoridades locais e familiares dos formandos. Para dona Rosangela Maria Silva de 54 anos o curso de doces e salgados será o diferencial que faltava na vida dela. Agora vai poder atuar como pizzaola e aumentar a renda familiar.
Dona Antônia Rinelda de 32 anos perdeu o marido a 5 meses e estava com depressão, quando ficou sabendo do curso na paroquia São Luiz Gonzaga e procurou aprender a mesma profissão do marido o de eletricista, ela diz “ hoje sou capaz de dar continuidade aos trabalhos do meu marido e já estou ganhando o meu próprio dinheiro”.
Para o secretario Agnaldo Nepomuceno “o objetivo é promover a inclusão social e a redução das desigualdades sociais para promover a geração de trabalho, emprego e renda e o crescimento sustentável para só assim poder promover e expandir o acesso à cidadania e fortalecer a democracia e disse ainda que os cursos foram gratuitos, todos os alunos receberam material didático, lanche e transporte (para os que se deslocam mais de dois quilômetros).” finalizou.
Para a presidente da Organização de Apoio a Sistema Integrado de Desenvolvimento Sustentável - OASIS, que executou o projeto Nilce Casara “os novos profissionais deram o primeiro passo para juntos modificar o município, porque quando as pessoas se qualificam a cidade melhora”.
A representante do Mistério do Trabalho e Emprego Tereza Janete falou que “o conhecimento é a melhor ferramenta para os vencedores que tem iniciativa de ir buscar o sucesso” finalizou. Nesta segunda-feira – 10/12/2012 mais três turmas recebem os certificados uma no presidio masculino de Pintor de Obra no presidio feminino de tapeçaria e barbante e na Pestalozzi de fabricação de doces e salgados.
Fonte: Jean Carla
Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici
Em mais uma ação voltada ao fortalecimento das políticas públicas sociais, a deputada federal Cristiane Lopes entregou um novo veículo à Secretaria
Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 848/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional s
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,