Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura encaminhou mais 70% das 5 mil escrituras previstas até o final do ano


Um mutirão feito pela primeira vez pela prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), vai escriturar mais de cinco mil terrenos na capital. São terrenos que não têm documentação legal desde que foram adquiridos por seus proprietários.
O mutirão começou no último mês de março, quando foram reunidas milhares de pessoas no bairro Tancredo Neves para a explicação do projeto. Naquele bairro o trabalho já foi concluído.

A prefeitura fez um levantamento para verificar a real situação dos terrenos na capital e constatou que milhares estão em situação irregular o que traz muitos transtornos aos proprietários, principalmente no momento de negociar o seu imóvel.

Através do trabalho feito por cerca de 70 profissionais lotados na Semur, os terrenos estão sendo legalizados sem nenhum custo para os donos.

A Semur já começou o cadastramento em outros bairros, para a escrituração dos terrenos cujos interessados podem procurar a secretaria. Até 18 deste mês estarão sendo cadastrados os terrenos do bairro Tiradentes; de 21 de agosto a 1º de setembro, serão cadastrados os terrenos do bairro Calama; de 4 a 8 de setembro, será a vez do bairro Paraíso; na semana seguinte, de 18 a 22 de setembro, serão cadastrados os terrenos do bairro Espírito Santo;o bairro Felicidade estará sendo cadastrado entre 25 de setembro e 06 de outubro; o bairro Cuniã, de 9 a 20 de outubro. O bairro Caladinho ainda não tem uma data definida para o cadastramento.

Para regularizar o seu terreno, o proprietário precisa apenas apresentar os documentos exigidos como RG, CPF (cópia e original), Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de residência e outros documentos que comprovem a posse antiga do terreno.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro

Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro

A terceira edição da Agrocom (Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família) tem início nesta quinta-feira (9), em Cerejeiras, reunindo produtores

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília

O trabalho do ex-secretário de Finanças de Rondônia, Luís Fernando, acaba de ser reconhecido nacionalmente pela mais alta entidade que coordena a im

Deputado  Alex Redano solicita recuperação da Linha B-106, em Cujubim  Indicação atende demanda de moradores e busca melhorar condiçõ

Deputado Alex Redano solicita recuperação da Linha B-106, em Cujubim Indicação atende demanda de moradores e busca melhorar condiçõ

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação da Linha B-106, no município de

Deputada Silvia Cristina destaca os três anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Deputada Silvia Cristina destaca os três anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Durante pronunciamento no plenário em Brasília, nesta terça-feira (07), a deputada federal Sílvia Cristina destacou os três anos de funcionamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)