Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura e TJ-RO firmam parcerias


O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, reuniu-se na noite desta segunda-feira (1º), com o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), desembargador Roosevelt Queiroz, para tratar sobre parcerias importantes do Município com o poder judiciário estadual. Também participaram do encontro, os juízes auxiliares da presidência do TJ, Edenir Albuquerque e Úrsula Gonçalves, além do secretário Administrativo do Tribunal, Miguel Lima, os secretários municipais Gilson Nazif (Semob), Marcelo Siqueira (Semfaz), o procurador geral do Município, Carlos Dobbis e a controladora geral, Maria Auxiliadora Papafanurakis.

Dentre os assuntos abordados, trataram sobre a possibilidade de a prefeitura autorizar os procuradores municipais a firmarem acordos em processos que tramitam nas varas da Fazenda Pública; entrada coletiva de ações para regularização fundiária com base na lei de usucapião, já que a demanda individual é muito grande e o TJ não dispõe de estrutura para atender com celeridade a todos os processos; implantação de sistemas informatizados para citações eletrônicas e protestos de títulos da dívida ativa do Município. “Além de celeridade, a prefeitura ganha na qualidade dos serviços prestados, na arrecadação e reduz a burocracia”, argumentou Roosevelt Queiroz. Ele acrescentou que o TJ está disposto a treinar a equipe da prefeitura e fornecer a tecnologia que atualmente é modelo para os demais tribunais do Brasil.

O desembargador e sua equipe ainda propuseram ceder veículos (Kombis) para a prefeitura em forma de permuta. Como contrapartida, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) executará serviços de pavimentação e terraplanagem. Também em forma de permuta, houve proposta para que a prefeitura consiga uma área destinada à construção dos fóruns. Em troca, prédios ocupados atualmente pelo TJ serão repassados ao executivo municipal. “Queremos centralizar toda parte de atendimento ao cidadão e aos advogados como forma de facilitar o acesso à justiça”, comentou Úrsula Gonçalves.

Mauro Nazif agradeceu e declarou que a parceria é fundamental em todos os sentidos entre os poderes. “Temos que pensar em Porto Velho para avançarmos na qualidade de vida das pessoas”, afirmou. O prefeito também disse que pretende modernizar toda estrutura de informática que atende os órgãos municipais para fazer o melhor pela população. “Vamos economizar custos e atender as necessidades da prefeitura”, disse Mauro Nazif, e acrescentou: “A gente se coloca a disposição do Tribunal de Justiça para o que precisar, apesar das dificuldades, dentro das nossas possibilidades”.

Todas as propostas tratadas durante a reunião serão analisadas pelas secretarias responsáveis. Reuniões com equipes de ambas as partes foram agendadas para tratar dos detalhes técnicos da parceria.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)