Segunda-feira, 1 de agosto de 2011 - 20h22
Os secretários municipais de Trânsito, Saúde e Educação de Porto Velho estiveram durante a manhã de sábado (30/0, em vários cruzamentos da cidade participando da campanha “Trânsito Vivo: A Vida Pede Atenção”, uma ação da capital em parceria com o governo do estado que busca conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a responsabilidade que cada um tem para garantir um trânsito mais seguro. 
O secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, destacou que é de extrema importância que as pessoas colaborem para um trânsito melhor. “O trânsito é o que mais mata, traz sequelas e lota as unidades de saúde hoje. Se as pessoas pudessem se conscientizar mais sobre o perigo em dirigir alcoolizado, e da importância de obedecer às leis do trânsito, muitos acidentes deixariam de acontecer. Hoje os pronto-socorros e unidades de saúde respondem em sua maioria por atendimentos referentes ao trânsito. São acidentes, quedas, batidas, a maior parte ocasionada por imprudência. Se houvesse mais respeito, mais educação, muitos destes transtornos e vitimações seriam evitados”, comentou.
A secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira, disse que a rede municipal de ensino está ampliando o debate sobre a questão. “Estamos trabalhando com nossas crianças toda esta questão. Vamos torná-los nossos aliados no combate à violência no trânsito, pois nada mais positivo que um apelo da criança, para parar no sinal vermelho, para usar o cinto de segurança, e ter mais cuidado ao trafegar nas vias em qualquer que seja o veiculo”, observou a secretária.
O secretário adjunto da Semtran, João Marcos, acrescentou que a prefeitura reforçou a fiscalização e que a parceria com o estado vem para intensificar ainda mais as ações educativas e repressivas, se for necessário, no trânsito de Porto Velho. “Esse trabalho conjunto é de grande importância, pois aumenta o efetivo nas ruas, alcançamos um número maior de motoristas e demais usuários do transito”, disse.
O secretário de estado da Segurança Pública, Marcelo Bessa também esteve presente e disse que o trabalho conjunto entre órgãos de trânsito, segurança, educação, saúde do município e do estado e a sociedade em geral, poderá promover uma maior mudança de comportamento das pessoas no que se refere ao trânsito. “Cada um precisa fazer sua parte. Somos todos responsáveis por um trânsito mais seguro, desde a pessoa que escolhe atravessar na faixa de pedestres até o motorista que aguarda o sinal verde para seguir”, comentou.
Durante toda a manhã, foram entregues materiais informativos pelas equipes de Educação e Fiscalização da Semtran, Detran e por diversas entidades religiosas. Em um dos pontos de concentração, na Avenida Sete de Setembro com José de Alencar, a prefeitura colocou carro de som e equipes de panfletagem e faixas orientando sobre vários assuntos referentes ao trânsito como o uso do cinto de segurança e cadeirinhas e o perigo em dirigir alcoolizado, ou o uso de telefones celulares e demais acessórios que podem tirar a atenção do condutor do veículo.
A atividade foi repetida em 30 cruzamentos considerados mais perigosos em Porto Velho. Foram feitas blitzes e pit-stops.
Ao todo participaram da ação servidores e voluntários das secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Transportes e Trânsito e pelo estado técnicos da Agência de Vigilância Sanitária, da secretaria Estadual de Educação, do Departamento Estadual de Trânsito e Policia Militar, além da Companhia de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal e alunos e professores do Colégio Tiradentes e denominações religiosas.
Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)