Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura e Fecomércio debatem pós enchente do Madeira


O secretário municipal de planejamento de Porto Velho, Jorge Elarrat, representou o prefeito Mauro Nazif em evento promovido pela Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), que aconteceu na tarde de segunda-feira (28), no Aquários Selva Hotel. O objetivo era debater a “proposta do setor produtivo do comércio” devido aos impactos causados pela enchente do Rio Madeira.

Depois de fazer uma breve retrospectiva sobre as ações já realizadas pela prefeitura e agradecer o apoio de todos os parceiros, Elarrat disse que 20.368 pessoas foram atingidas pela cheia em Porto Velho. Os desabrigados foram levados para 66 abrigos, muitos funcionando em escolas. Vários prédios públicos, a exemplo de Unidades de Saúde, Shopping Popular, Feira do Produtor, Restaurante Popular, Feira do Pescado, Terminal Hidroviário e escolas, dentre outros, além de ruas e avenidas foram danificados e precisam ser reformados.

Por determinação de Mauro Nazif, desde o início de abril, as secretarias municipais trabalham no planejamento das ações a serem executadas para reconstruir a cidade. Os trabalhos foram divididos em dois eixos – o social e o estrutural. Ambos, de acordo com Elarrat, englobam tudo que precisa ser feito, desde a desocupação das áreas de risco, moradias para as famílias afetadas, estradas, ruas, asfalto e combate a doenças, dentre vários outros itens apontados.

No Baixo Madeira, os distritos de São Carlos e Nazaré terão que ser removidos para outros lugares nas proximidades, onde os moradores poderão manter suas atividades de sobrevivência, cultural e histórica. Para os produtores rurais afetados, a ideia é fornecer casas e “kit recomeço” para cada um, pois desta forma poderão reiniciar suas lavouras. O comércio, de acordo com o secretário, também será contemplado pelo programa da prefeitura.

Várias outras medidas estão no planejamento, como a recuperação do acervo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, urbanização de áreas de preservação permanente (APP) e políticas para fortalecer o turismo, lazer e entretenimento das pessoas. “Estamos em constantes contatos com o Governo Federal com objetivo de conseguir os recursos necessários”, comentou o secretário.


Participantes

Prefeitos de Nova Mamoré e Rolim de Moura, representantes de diversos setores do comércio, da Unir, Banco do Brasil, Basa e Caixa Econômica Federal, Fecomércio do Acre, dos deputados federais Padre Tom e Marinha Raupp, Governo do Estado e Superintendência do Patrimônio da União (SPU), dentre outros, participaram do encontro.

O presidente da Fecomércio RO, Raniery Araújo, destacou a união de todos em prol de um objetivo comum, que é a reconstrução dos municípios afetados e, consequentemente, da economia desses locais. Também demonstrou preocupação com a possibilidade de outras enchentes, o que poderá gerar prejuízos ainda maiores para todos os setores.


Temas


Coube ao também representante da Fecomércio de Rondônia, Rubens Nascimento, pontuar os itens a serem discutidos no evento. Citou a remoção das famílias das áreas de risco, plano de prevenção às doenças, cuidados com alimentos e água que podem estar contaminados, compensações para os atingidos, recuperação do setor comercial, obras de contenção de encostas, construção de novos núcleos urbanos (São Carlos e Nazaré), monitoramento do nível do rio, novo porto, plano de mobilidade urbana, novo traçado das BRs 364 e 425, pontes sobre o Rio Madeira em Porto Velho e Abunã, além de outros que julga ser de suma importância para, no caso de outra enchente, evitar maiores prejuízos.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)