Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura e empresários discutem terminal portuário



O prefeito Roberto Sobrinho recebeu na manhã desta terça-feira (20) vários empresários de Porto Velho, e de outros em via de se instalarem também na Capital de Rondônia. O convite partiu do próprio prefeito, com a finalidade de.discutirem alternativas para o complexo portuário do município, que, segundo especialistas, chega ao limite de operação. "Com a chegada das usinas e de tantas empresas no município, nós precisamos começar a pensar em alternativas para os próximos anos para atender a demanda", alerta.

A expectativa é que com a construção das usinas de Santo Antonio e Jirau, e o provável aumento de indústrias instaladas no município, ocorra também maior volume de carga e descarga para o qual a atual estrutura do porto não dá suporte. Some-se a isso, o estrago nas vias urbanas causados pelo tráfego intenso de carretas pesadas.

Uma das saídas é apresentada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). Trata-se do projeto de criação de um terminal que funcionaria como um anexo, com opções de escoar o fluxo de carretas, a partir de uma estrada que seria aberta na BR-364, na altura do complexo Santa Marcelina, ligando com a Estrada da Penal, área do Distrito Industrial, e que dá acesso ao Porto Chuelo e Cujubinzinho, no Rio Madeira.

O projeto apresentado aos empresários é o que será discutido também nos próximos dias 26 ou 27 de maio entre o prefeito Roberto Sobrinho e a direção do DNIT nacional, em Brasília. Para essa reunião, o prefeito convidou os empresários para que, juntos, definam a melhor solução para o problema.

Estiveram presentes à reunião desta terça-feira com o prefeito, representantes da ComGás, Termonorte, Grupo Votorantin e Cargil, que se comprometeram em participar da reunião com o DNIT em Brasília, na próxima semana.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)