Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura e empresários discutem terminal portuário



O prefeito Roberto Sobrinho recebeu na manhã desta terça-feira (20) vários empresários de Porto Velho, e de outros em via de se instalarem também na Capital de Rondônia. O convite partiu do próprio prefeito, com a finalidade de.discutirem alternativas para o complexo portuário do município, que, segundo especialistas, chega ao limite de operação. "Com a chegada das usinas e de tantas empresas no município, nós precisamos começar a pensar em alternativas para os próximos anos para atender a demanda", alerta.

A expectativa é que com a construção das usinas de Santo Antonio e Jirau, e o provável aumento de indústrias instaladas no município, ocorra também maior volume de carga e descarga para o qual a atual estrutura do porto não dá suporte. Some-se a isso, o estrago nas vias urbanas causados pelo tráfego intenso de carretas pesadas.

Uma das saídas é apresentada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). Trata-se do projeto de criação de um terminal que funcionaria como um anexo, com opções de escoar o fluxo de carretas, a partir de uma estrada que seria aberta na BR-364, na altura do complexo Santa Marcelina, ligando com a Estrada da Penal, área do Distrito Industrial, e que dá acesso ao Porto Chuelo e Cujubinzinho, no Rio Madeira.

O projeto apresentado aos empresários é o que será discutido também nos próximos dias 26 ou 27 de maio entre o prefeito Roberto Sobrinho e a direção do DNIT nacional, em Brasília. Para essa reunião, o prefeito convidou os empresários para que, juntos, definam a melhor solução para o problema.

Estiveram presentes à reunião desta terça-feira com o prefeito, representantes da ComGás, Termonorte, Grupo Votorantin e Cargil, que se comprometeram em participar da reunião com o DNIT em Brasília, na próxima semana.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

A deputada federal Cristiane Lopes reagiu à decisão do ministro Dias Toffoli, que suspendeu em todo o país os processos de indenização por atraso, a

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)