Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura e empresários discutem terminal portuário



O prefeito Roberto Sobrinho recebeu na manhã desta terça-feira (20) vários empresários de Porto Velho, e de outros em via de se instalarem também na Capital de Rondônia. O convite partiu do próprio prefeito, com a finalidade de.discutirem alternativas para o complexo portuário do município, que, segundo especialistas, chega ao limite de operação. "Com a chegada das usinas e de tantas empresas no município, nós precisamos começar a pensar em alternativas para os próximos anos para atender a demanda", alerta.

A expectativa é que com a construção das usinas de Santo Antonio e Jirau, e o provável aumento de indústrias instaladas no município, ocorra também maior volume de carga e descarga para o qual a atual estrutura do porto não dá suporte. Some-se a isso, o estrago nas vias urbanas causados pelo tráfego intenso de carretas pesadas.

Uma das saídas é apresentada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). Trata-se do projeto de criação de um terminal que funcionaria como um anexo, com opções de escoar o fluxo de carretas, a partir de uma estrada que seria aberta na BR-364, na altura do complexo Santa Marcelina, ligando com a Estrada da Penal, área do Distrito Industrial, e que dá acesso ao Porto Chuelo e Cujubinzinho, no Rio Madeira.

O projeto apresentado aos empresários é o que será discutido também nos próximos dias 26 ou 27 de maio entre o prefeito Roberto Sobrinho e a direção do DNIT nacional, em Brasília. Para essa reunião, o prefeito convidou os empresários para que, juntos, definam a melhor solução para o problema.

Estiveram presentes à reunião desta terça-feira com o prefeito, representantes da ComGás, Termonorte, Grupo Votorantin e Cargil, que se comprometeram em participar da reunião com o DNIT em Brasília, na próxima semana.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)