Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura doa terreno para sede da Apae


A Prefeitura doou uma área à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para a construção da sede da entidade. O terreno, com 500m², é localizado na avenida Vieira Caúla com Ana Néri, no bairro Jardim Ipanema, onde foi lançada a pedra fundamental nesta terça-feira (21), quando começou em todo o país a Semana Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental teve a presença da primeira-dama do município, Lucilene Peixonto, da chefe de gabinete, Miriam Saldaña representando o prefeito Roberto Sobrinho, que cumpre agenda em Brasília. Também estavam presentes alguns colaboradores da instituição, além dos diretores, pais, alunos e professores da Apae. Para iniciar a obra, a Apae já conta com R$ 150 mil, de uma emenda parlamentar do deputado Eduardo Valverde e uma contrapartida da prefeitura de R$ 50 mil. Fundada em 2003, a Apae atende hoje cerca de 65 crianças portadoras de necessidades especiais.

Segundo a presidente da Apae, Sânia Miranda, 226 crianças ainda estão na lista de espera por uma vaga. A diretoria, composta por oito voluntários, conta hoje com o apoio de parceiros e amigos e com a prefeitura municipal, que além de ter doado o terreno para a sede, contribui com a mão de obra da casa, cedendo técnicos e professores contratados pelo município, mas que prestam serviços na instituição. O projeto e a construção da obra também estão sob a coordenação de arquitetos e engenheiros da Sempla.

Os alunos freqüentam a Apae em dois turnos e fazem alfabetização com professores capacitados em educação especial, reabilitação e estimulação através dos convênios com faculdades e também aprendem a fazer vários tipos de artesanato. As peças produzidas são vendidas e o dinheiro aplicado na própria instituição.

Com uma despesa de cerca de 7 mil reais por mês, a Apae precisa muito da colaboração de todos. Agora com a construção da futura sede, as despesas vão ser muitas e por isso a instituição lançou a campanha "João de Barro", através da qual as pessoas e empresas poderão doar desde serviços de mão de obra, material de construção e dinheiro.  Os depósitos podem ser feitos na Conta Corrente 12.160-6, agência 3796-6, do Banco do Brasil.

A Prefeitura já atua em parceria com várias entidades assistenciais na capital, como a Apatox, Casa Família Roseta e outras. "O prefeito Roberto Sobrinho coloca a administração municipal a serviço da inclusão social  e a doação deste terreno para a Apae vem complementar as ações da prefeitura" disse a primeira dama Lucilene Peixoto.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança,

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)