Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura doa terreno para sede da Apae


A Prefeitura doou uma área à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para a construção da sede da entidade. O terreno, com 500m², é localizado na avenida Vieira Caúla com Ana Néri, no bairro Jardim Ipanema, onde foi lançada a pedra fundamental nesta terça-feira (21), quando começou em todo o país a Semana Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental teve a presença da primeira-dama do município, Lucilene Peixonto, da chefe de gabinete, Miriam Saldaña representando o prefeito Roberto Sobrinho, que cumpre agenda em Brasília. Também estavam presentes alguns colaboradores da instituição, além dos diretores, pais, alunos e professores da Apae. Para iniciar a obra, a Apae já conta com R$ 150 mil, de uma emenda parlamentar do deputado Eduardo Valverde e uma contrapartida da prefeitura de R$ 50 mil. Fundada em 2003, a Apae atende hoje cerca de 65 crianças portadoras de necessidades especiais.

Segundo a presidente da Apae, Sânia Miranda, 226 crianças ainda estão na lista de espera por uma vaga. A diretoria, composta por oito voluntários, conta hoje com o apoio de parceiros e amigos e com a prefeitura municipal, que além de ter doado o terreno para a sede, contribui com a mão de obra da casa, cedendo técnicos e professores contratados pelo município, mas que prestam serviços na instituição. O projeto e a construção da obra também estão sob a coordenação de arquitetos e engenheiros da Sempla.

Os alunos freqüentam a Apae em dois turnos e fazem alfabetização com professores capacitados em educação especial, reabilitação e estimulação através dos convênios com faculdades e também aprendem a fazer vários tipos de artesanato. As peças produzidas são vendidas e o dinheiro aplicado na própria instituição.

Com uma despesa de cerca de 7 mil reais por mês, a Apae precisa muito da colaboração de todos. Agora com a construção da futura sede, as despesas vão ser muitas e por isso a instituição lançou a campanha "João de Barro", através da qual as pessoas e empresas poderão doar desde serviços de mão de obra, material de construção e dinheiro.  Os depósitos podem ser feitos na Conta Corrente 12.160-6, agência 3796-6, do Banco do Brasil.

A Prefeitura já atua em parceria com várias entidades assistenciais na capital, como a Apatox, Casa Família Roseta e outras. "O prefeito Roberto Sobrinho coloca a administração municipal a serviço da inclusão social  e a doação deste terreno para a Apae vem complementar as ações da prefeitura" disse a primeira dama Lucilene Peixoto.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)