Terça-feira, 23 de agosto de 2011 - 12h19
Os produtores rurais do Projeto de Assentamento Joana D’Arc I, II e III, receberam da Prefeitura de Porto Velho, no último final de semana, a doação de um microtrator. A entrega foi feita pelo secretário José Wildes, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), aos dirigentes da cooperativa dos produtores rurais locais. “Esse maquinário é importante para eles porque vai ajudar muito no trabalho de preparação da terra para ao cultivo de seus produtos.
E no Joana D’Arc, a prefeitura, em parceria com o Sebrae, Emater e o Instituto Camargo Corrêa, desenvolve dois projeto importantes, um voltado ao cultivo do açaí e o outro da mandioca, duas potencialidades locais”, afirmou o secretário.
A expectativa que é que pelo projeto sejam preparadas 200 mil mudas de açaí. O projeto modelo visa melhorar o cultivo do açaí, garantindo uma agricultura familiar com produtos de boa qualidade para atender ao mercado e melhorar a renda dos produtores.
Outro objetivo é o fortalecimento da economia local, como instrumento de fixação do homem no campo, evitando o êxodo o centro urbano de Porto Velho. “Essa é uma realidade que buscamos mudar com a incorporação de novas tecnologias e maquinários. Daí a importância desse maquinário para o assentamento”, frisou o secretário.
Pelo projeto, os agricultores recebem orientações sobre origem das sementes, embalagens adequadas para seu plantio, substratos, tipos de viveiro, manejo e tratos culturais das mudas, assim como normas de padrões específicos de cultivo e de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dentre outras informações.
O açaizeiro destaca-se entre os diversos recursos vegetais, pela abundância e produção de um importante alimento para as populações locais. Presença constante na dieta dos nortistas, seu fruto é apreciado em várias regiões do Brasil e do mundo.
Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)