Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 - 11h42
O prefeito Roberto Sobrinho reuniu na noite de segunda-feira (14/02), no distrito de Jacy-Paraná, no Centro Administrativo, os comerciantes que estão instalados às margens da BR 364, para buscar uma solução, já que eles deverão sair do lugar, em breve. Eles estão instalados dentro da faixa de domínio federal e precisam desocupar a área que será utilizada para duplicação da BR.
Os donos já foram notificados, mas ainda permanecem no lugar. Além deste fator, outro grande problema se instalou no local, as dezenas de bares existentes se tornaram cenários para consumo de drogas e prostituição com a presença de menores, o que levou os Ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), a notificarem a prefeitura de Porto Velho, cobrando providências quanto à situação.
O vereador Jurandir Bengala (PT), que também é morador do distrito, relatou as dificuldades dos comerciantes e as reclamações que a Câmara dos Vereadores tem recebido diariamente. “Jacy recebeu um volume muito grande de pessoas, devido a construção das usinas. O comércio cresceu, muita gente chegando, e é preciso ordenar esse crescimento, para que nosso distrito não sofra ainda mais. Os problemas estão aparecendo e é preciso que o poder público aja de maneira eficaz”, disse Bengala, anunciando que teria uma área para remanejar cerca de 30 comerciantes
O vereador Marcelo Reis (PV) também participou da reunião, confirmando as necessidades de Jacy-Paraná. “Recebo na Câmara, muitas reclamações de moradores de Jacy, que relatam a questão da prostituição, das drogas e da violência, que aumentou no distrito. E a situação está logo na entrada. O fato é que temos aqui muitos trabalhadores honestos, comerciantes sérios, mas muita gente também que se aproveita da situação de forma ilegal. É preciso mudar este cenário, e o rumo que Jacy está é de valorizar os cidadãos de bem que existem aqui”, disse.
O pastor JoelBinas de Jesus, um dos representantes dos moradores do distrito, explicou que também existe uma área, onde poderão se instalar outros 40 comércios, cada um deles com o tamanho de 6 metros quadrados. “A área foi doada, mas precisa de algumas providências básicas, como limpar, cascalhar e um poço artesiano para atender a estes comerciantes provisoriamente”, disse Joel.
Após as explanações dos líderes, os comerciantes de manifestaram a favor da mudança. Participaram também os secretários Pedro Beber (Semepe), Ian Kleber (Semur) e o administrador do distrito Nilton Barbosa.
Providências
Conversando com os comerciantes, o prefeito listou 43 comércios, dentre eles frutarias, lojas de confecções, peixaria, padarias, sorveterias, restaurantes, lanchonete e cabeleireiro. Para estes segmentos o prefeito garantiu apoio e que eles seriam deslocados para a área, indicada por Joel com a estrutura que solicitaram. Os secretários Jair Ramires (Semusb) e Marcelo Fernandes, que também acompanharam a reunião foram listados para garantir a limpeza do lugar, o cascalhamento e a construção de um poço artesiano. O representante do Dnit, Sérgio Mamani, também presente à reunião disponibilizou o maquinário do órgão para as atividades.
Alguns donos de bares solicitaram ao prefeito o apoio para se instalarem também no local, se comprometendo a mudar o ramo de atividade. “Sabemos que muitos destes comerciantes vivem no local há mais de dez anos e que sobrevivem do seu comércio. Aqueles que realizam atividades legais terão o nosso apoio”, comentou.
O prefeito esclareceu também que a prefeitura tem realizado investimentos no distrito e que vai garantir mais qualidade de vida para a população. “Além de resolver de vez esse problema dos comerciantes, com a construção do centro comercial, já iniciamos a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e em breve mais uma Escola para a educação infantil”, finalizou o prefeito.
Fonte: Meiry Santos
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim
Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s

Em Guajará-Mirim, FACER articula ações institucionais e prestigia o Duelo da Fronteira
A Presidente da FACER, Kelly Naahmara, e o Vice-presidente da entidade, Cícero Noronha, participaram de uma reunião realizada na Associação Comercia

Assembleia reforça Sejucel com mais de R$ 1,8 milhão para Cultura, Esporte e Lazer
A Casa de Leis aprovou, durante sessão ordinária na terça-feira (11), o Projeto de Lei (PL) 1187/25 e também o Projeto de Lei 1157/25 que, juntos,

Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)