Terça-feira, 17 de julho de 2012 - 13h57
A prefeitura de Porto Velho colocou para consulta popular a minuta do Plano Municipal de Educação Ambiental e do Projeto de Lei de Educação Ambiental, que serão encaminhados à Câmara Municipal para a apreciação dos vereadores. Para ter acesso aos documentos, o interessado deve entrar no site da prefeitura (www.portovelho.ro.gov.br), rolar o cursor até o link “secretarias”. Será aberta uma aba com a relação de todas as secretarias da prefeitura. O próximo passo é ir até o link da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema). Não é preciso clicar no link, é só colocar o curso em cima do nome Sema que abrirá a aba que dá acesso à minuta do plano e da lei para consulta e download.
Logo abaixo dos links para download, tem uma caixa de texto onde a pessoa interessado pode colocar suas sugestões, críticas a algum item do projeto, melhorias que podem ser implementadas ou mesmo alteração de item da proposta. É preciso também indicar o nome, e-mail e o telefone para contato. O link para a consulta ficará no ar até o próximo dia 27.“Abrimos os dois projetos para consulta popular porque acreditamos que quanto mais pessoas contribuírem melhor ficará o plano. Também no dia 27 será realizada uma oficina onde também poderão ser propostas mudanças no texto. O ajuste final será feito dia 07 de agosto, quando as minutas serão apresentadas a sociedade. Após o ajuste final dois projetos serão encaminhados ao prefeito para que ele envie as proposta para votação na Câmara”, explicou o secretário adjunto da Sema, Flávio Morais.
Com o plano, explicou ele, o município deixará de trabalhar a questão da educação ambiental com ações pontuais que ocorrem sempre em datas comemorativas como o “Dia do Meio Ambiente”, “Semana Dio Meio Ambiente”, “Semana da Água”, entre outros. A educação ambiental passará a ser uma política de governo.
Flávio Morais frisou que a participação popular nessa etapa é tão importante quanto foi durante a realização do “I Seminário de Educação Ambiental: Construindo o Plano de Educação Ambiental do Município de Porto Velho", ocorrido em outubro de 2011. Na ocasião foram discutidas cinco temáticas ambientais: sociodiversidade; recursos hídricos; resíduos sólidos; produção sustentável; e saúde pública e meio ambiente. “Esse plano é importante porque ele contempla os principais aspectos relacionados à produção, uso e gestão dos recursos ambientais, considerando ainda a importância dos aspectos socioculturais da relação do homem com a natureza, e a importância da sóciodiversidade na promoção do desenvolvimento sustentável”, frisou o secretário adjunto..
Fonte: Joel Elias
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),