Sexta-feira, 11 de maio de 2012 - 11h31
A prefeitura de Porto Velho concluiu os trabalhos de iluminação pública no bairro São Francisco, na zona Leste da cidade. De acordo com o diretor administrativo da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), responsável pela execução dos serviços, Eudes Claudino, o bairro está 100% iluminado. A ação faz parte da política implantada pelo prefeito Roberto Sobrinho para deixar a capital rondoniense totalmente iluminada até o final de sua gestão, em dezembro próximo.
Claudino informou que foram trocados 1.186 pontos de luz no bairro São Francisco, incluindo lâmpadas, reatores, luminárias com proteção antivandalismo e suportes. Além da reforma geral, a prefeitura está padronizando todo sistema de iluminação da cidade, substituindo lâmpadas de vários modelos e vapor de mercúrio, cuja luminosidade é baixa. As novas lâmpadas são de vapor de sódio e 150 watts, que oferecem mais claridade. Ele afirma que padronização contribui com a estética e facilita a manutenção, pois quando precisar de reparos, a Emdur saberá que tipo de material poderá utilizar e, consequentemente, realizará o serviço com mais rapidez.
Na próxima semana, a Emdur retornará ao bairro Ronaldo Aragão, também no setor Leste da Capital, para deixá-lo totalmente iluminado. Claudino garante que 40% do serviço já foi realizado. Ao todo, cerca de 600 pontos de iluminação serão trocados no Ronaldo Aragão. “Nossa equipe teve que atender emergências em outros setores, por isso interrompeu os serviços”, explicou o diretor da Emdur. Ele acrescentou que o bairro Ulysses Guimarães, no mesmo setor, também já recebeu o benefício.
No total, 23 bairros serão beneficiados nas regiões Leste e Norte de Porto Velho, com a instalação de 8 mil pontos de luz. Trabalhos semelhantes foram concluídos nos bairros Maringá, Planalto, Airton Sena, Teixeirão, Três Marias e Fortaleza. O mesmo ocorreu em toda zona Sul, por onde a prefeitura iniciou a recuperação da iluminação pública da cidade. Após concluir os serviços na zona Leste, equipes da Emdur seguirão para a região Norte.
Rodovia
Segundo Eudes Claudino, atualmente a Emdur conta com nove equipes realizando reparos na iluminação em diversos setores de Porto Velho. Um dos trabalhos concluídos foi na BR-364, entre a Faro e Avenida Campos Sales. O trecho escuro dificultava a visibilidade dos motoristas e causava muitos acidentes.
Distritos
Em abril último, a prefeitura, através da Emdur, reformou toda iluminação pública nos distritos localizados na região conhecida como ponta do Abunã, na BR-364 sentido acre. Por conta da distância, para economizar custos com viagens e realizar manutenção no mais curto espaço de tempo possível, a prefeitura terceirizou os trabalhos na Ponta do Abunã. Em cada um dos distritos da região o Município conta com um eletricista para fazer os reparos necessários. “A Emdur fica responsável somente por fornecer o material a ser utilizado”, explicou Eudes Claudino.
Jacy
Em Jacy Paraná, a 90 quilômetros de Porto Velho, sentido Acre, a prefeitura enfrenta o vandalismo e o furto da fiação. Na semana passada, um homem portando arma de fogo danificou 25 lâmpadas a tiros. Esta semana, a Emdur foi avisada do furto de toda rede elétrica da praça construída na entrada da cidade (para quem chega da Capital). “Acreditamos que até sexta-feira (11), o problema será resolvido”, informou Claudino. Ele acrescentou que há cerca de um mês, foram necessárias seis viagens a Jacy para trocar lâmpadas danificadas por vândalos.
Ribeirinhos
O presidente da Emdur, Klebson Lavor, acompanhado de uma equipe de profissionais, saiu da Capital na tarde de terça-feira (8), com destino ao Baixo Madeira. Eles irão fazer uma inspeção técnica em todos os distritos Ribeirinhos, de São Carlos a Demarcação (Rio Machado) para identificar os pontos de iluminação que precisam de reparos. O objetivo é deixar essas localidades também 100% iluminadas. A equipe já constatou que em São Carlos foram danificadas 70% das lâmpadas. O ato de vandalismo teria sido provocado por um morador, que chegou a ser preso.
Fonte: Ascom
A parlamentar já destinou mais de R$97 milhões em recursos para Porto Velho, fortalecendo áreas como saúde, educação, assistência social e segurança
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C