Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho vai capacitar mais 830 pessoas


Uma nova etapa de qualificação profissional para jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social será iniciada pela prefeitura de Porto Velho. As aulas terão início no próximo dia 23 de janeiro. O projeto, que é uma extensão do “Eu Quero”, realizado no ano passado e que qualificou 1.075 pessoas, foi elaborado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude.

Na tarde desta quarta feira (11), o coordenador de juventude, Samuel Pessoa, apresentou o “Projeto Casa da Juventude” a chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, Mirian Saldaña e ao secretário de programas especiais, Pedro Beber. Ele explicou que o objetivo é qualificar 830 pessoas, sendo 51,93% na zona urbana da Capital e 48,7% em Jacy Paraná e Nova Mutum.


Capacitação

Ao todo serão oferecidos 18 cursos, como artesão de biojóias, garçom, camareira de hotel, montador de móveis, gestão de negócios da agricultura familiar, instalador de rede de computador, eletricista, mecânico de motocicleta, AutoCad e refrigeração. Em Porto Velho, parte dos cursos será ministrada na Casa da Juventude e outra na região Sul da cidade. “Serão investidos R$ 1 milhão e 384 mil no projeto, dinheiro oriundo das compensações sociais pela construção da hidrelétrica de Jirau”, afirmou Samuel Pessoa.

Samuel Pessoa disse que o Projeto Casa da Juventude é uma extensão aprimorada do “Eu Quero”, realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas), Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), sob a coordenação da chefe de gabinete, Mirian Saldaña.
 

Qualificação

Ele ainda declarou que o projeto faz parte da política de qualificação profissional e geração de emprego e renda implantada na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social. “O projeto vai além da simples capacitação. Queremos conseguir crédito para os empreendedores e inserir os demais no mercado”, finalizou.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu, na tarde da última terça-feira (24), os trabalhos legislativos do último ano da atual legislat

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

m reunião realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) apresentou oficialmente ao pre

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)