Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho inicia recadastramento de táxis


A prefeitura de Porto Velho iniciou na tarde da última quinta feira (15) o recadastramento anual dos veículos autorizados para atuarem como táxi na cidade, com final das placas nove e zero. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), através da Coordenadoria de Transportes e do Departamento de Táxis. Os motoristas que atuam nesses veículos, tanto o titular quanto o auxiliar (viração) também passam pelo procedimento para se regularizarem junto ao Município.

O coordenador de transportes, Rogério Viana, disse que o recadastramento é importante e dá tranqüilidade tanto para os trabalhadores quanto para a prefeitura, evitando que o taxista passe por transtornos. “Estamos intensificando a fiscalização e quem não estiver legalizado será notificado a comparecer na Semtran. Se persistir poderá sofrer outras penalidades, conforme especificadas em lei”, afirmou.

Nesse trabalho, a prefeitura segue o cronograma de atendimento informado à categoria, e que também foi repassado para o Sindicato dos Taxistas. Para evitar tumultos, diariamente são atendidos cinco motoristas, no período das 8 às 14 horas. Ainda de acordo com Viana, a prefeitura criou um selo para identificar os veículos vistoriados e em condições de atender a população. Através do selo, os usuários saberão quem está regularizado ou não.

Orientações

Além do recadastramento, a Semtran está promovendo reuniões com os taxistas para explicar seus direitos e deveres. A palestra para os proprietários de veículos de placa final nove e zero aconteceu no auditório do Sest/Senat, na BR-364. Técnicos da secretaria informaram sobre o regulamento do transporte de passageiros, tiraram dúvidas e prestaram outras informações, como não entregar o veículo para quem não está cadastrado. “A filosofia da prefeitura hoje, é orientar primeiro e esclarecer o cidadão”, completou Viana.
Esse mesmo procedimento já foi feito com os mototaxistas. Posteriormente será a vez das pessoas que fazem transporte escolar, em seguida os “fretistas” e por último os ônibus do sistema de transporte coletivo da Capital. “Todos eles só podem operar se estiverem devidamente regularizados e vistoriados”, explica.

Documentos

Para se recadastrar, é necessário que o motorista apresente os documentos pessoais, certidões de antecedentes criminais, atestado de sanidade física e mental, certidão de tributos municipais, comprovante de pagamento da contribuição sindical, como determina o Ministério do Trabalho e Emprego. “Somente quem apresentar toda a documentação poderá ter a sua Autorização Administrativa Municipal (AAM) renovada”, enfatiza o coordenador de transportes.

Além da documentação pessoal, os condutores devem está com os documentos dos veículos em dia e todos os itens de segurança. É preciso que o carro seja aprovado na vistoria, procedimento feito anualmente. Na vistoria tudo é observado, desde a pintura característica do táxi (branco com faixa azul), faróis e lanternas, dentre outros itens. “Com isso, estamos primando pela segurança dos usuários”, finalizou.

Conforme a Semtran, existem 170 taxis com final de placa nove e zero atuando em Porto Velho. No geral, a frota inteira soma 750 veículos. Quem ainda não fez o recadastramento deverá comparecer à Semtran para agendar atendimento.

Fonte: Augusto José

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)