Segunda-feira, 18 de outubro de 2010 - 09h56
A prefeitura de Porto Velho encerrou na última sexta feira (15), as atividades da Semana Mundial de Alimentação. A programação coordenada pela secretaria municipal de Educação (Semed) tem por objetivo prestar orientações sobre como se alimentar de forma mais saudável e contribuir para melhor rendimento escolar dos alunos.
De acordo com a chefia da divisão de alimentação escolar (Diale) da Semed, Maria Marta da Silva Costa, a programação realizada nas escolas e na própria secretaria, visa atender às necessidades nutricionais dos estudantes no ambiente escolar. Desta forma, espera-se contribuir para o crescimento físico do aluno, seu desenvolvimento intelectual, aprendizagem e melhor rendimento.
Além das diversas atividades na sede da Semed, como palestras e distribuição de receitas por parte dos nutricionistas, a divisão de alimentação escolar estendeu a programação para as escolas São Pedro, no bairro Pedrinhas e Maria Isaura, no Costa e Silva, com palestras pela manhã e à tarde. Distribuição de sanduíches naturais, sucos e saladas de frutas fizeram parte das atividades, todos preparados sob orientação de nutricionistas.
Maria Marta informa que a divisão de alimentação escolar tem como função primordial garantir o emprego da alimentação saudável e adequada, primando pela variedade de alimentos, sem deixar de respeitar a cultura, tradições e hábitos alimentares. “As crianças gostaram muito e interagiram nas palestras proferidas pelas nossas nutricionistas”, completou.
Sugestões
Nesta semana de alimentação foi elaborado um projeto e encaminhado às escolas como sugestão, para serem trabalhados com os alunos. “Aqui na Semed, organizamos um mural e servimos café da manhã saudável aos servidores, todos os dias. Além disso, entregamos a cada um deles um receituário de pratos saudáveis como sugestão para fazer em casa”, acrescentou Maria Marta.
A merenda escolar oferecida nas escolas municipais é composta de alimentos adequados, que garante a energia e os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. Ela resulta em melhor desempenho escolar e evita hábitos alimentares inadequados.
Fonte: Augusto José
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)