Quarta-feira, 12 de setembro de 2007 - 14h46
Mais 888 jovens e adultos de Porto Velho, que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever quando criança, foram alfabetizados pelo programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido no município desde 2005, por meio de parceria entre Governo Federal e Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A solenidade de formatura acontece nesta quarta-feira (12), às 19 horas, no Clube do Ferroviário.
O programa objetiva capacitar alfabetizadores e alfabetizar pessoas com 15 anos ou mais, que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever. As ações são voltadas para populações indígenas, do campo (agricultores familiares, assalariados, assentados, ribeirinhos, caiçaras, extrativistas e remanescentes de quilombos), pescadores artesanais e trabalhadores da pesca, pais de beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), pessoas com necessidades educacionais especiais, população carcerária e jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas. O curso tem duração de seis a oito meses.
Os formandos desta etapa são moradores dos bairros Jardim Santana, Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, São Francisco, Esperança da Comunidade, São Jorge, Lagoinha, Mariana, Socialista, Castanheiras, Jardim Eldorado I e II, Nova Floresta, Cidade do Lobo, Costa e Silva e São Sebastião II. “A maior procura por vaga é registrada na zona Leste”, destaca a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva.
A chefe de Apoio Administrativo e Pedagógico da Semed, Elani Rodrigues Lacerda, enfoca que a procura por vagas no programa Brasil Alfabetizado vem aumentando a cada ano. Em 2006 se formaram 542 pessoas. E para a próxima turma, que inicia as aulas agora, já se inscreveram 799. “A quantidade de inscrições foi bem além da nossa meta para esse ano, que era de 650 alunos”, conta Elani, informando que devido à grande procura já estão reservadas turmas para 2008.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)