Quarta-feira, 12 de setembro de 2007 - 14h46
Mais 888 jovens e adultos de Porto Velho, que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever quando criança, foram alfabetizados pelo programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido no município desde 2005, por meio de parceria entre Governo Federal e Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A solenidade de formatura acontece nesta quarta-feira (12), às 19 horas, no Clube do Ferroviário.
O programa objetiva capacitar alfabetizadores e alfabetizar pessoas com 15 anos ou mais, que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever. As ações são voltadas para populações indígenas, do campo (agricultores familiares, assalariados, assentados, ribeirinhos, caiçaras, extrativistas e remanescentes de quilombos), pescadores artesanais e trabalhadores da pesca, pais de beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), pessoas com necessidades educacionais especiais, população carcerária e jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas. O curso tem duração de seis a oito meses.
Os formandos desta etapa são moradores dos bairros Jardim Santana, Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, São Francisco, Esperança da Comunidade, São Jorge, Lagoinha, Mariana, Socialista, Castanheiras, Jardim Eldorado I e II, Nova Floresta, Cidade do Lobo, Costa e Silva e São Sebastião II. “A maior procura por vaga é registrada na zona Leste”, destaca a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva.
A chefe de Apoio Administrativo e Pedagógico da Semed, Elani Rodrigues Lacerda, enfoca que a procura por vagas no programa Brasil Alfabetizado vem aumentando a cada ano. Em 2006 se formaram 542 pessoas. E para a próxima turma, que inicia as aulas agora, já se inscreveram 799. “A quantidade de inscrições foi bem além da nossa meta para esse ano, que era de 650 alunos”, conta Elani, informando que devido à grande procura já estão reservadas turmas para 2008.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)