Sexta-feira, 18 de julho de 2008 - 17h59
Está aberta a inscrição para o preenchimento de 560 vagas de 27 cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes). O programa é a extensão do Plano Nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A inscrição começou nesta sexta-feira (18) e encerra na próxima terça-feira (22).
O objetivo é garantir emprego e renda para os trabalhadores, que, após a qualificação, poderão contar também com o amparo financeiro do Banco do Povo, para montar o próprio negócio. Os cursos também serão estendidos à comunidade Joana D'Arc, Aldeia Karitiana, São Carlos e Niterói.
Os cursos são voltados prioritariamente a quem tem idade acima de 16 anos, e que esteja fora do mercado do trabalho ou em busca do primeiro emprego. O programa atende também aos beneficiários de políticas de inclusão social, a exemplo do programa Bolsa Família.
A carga horária varia entre 140 e 250 horas, de dois a três meses de duração. A aula inaugural está marcada para a próxima quinta-feira (24), com a participação de todos os selecionados pelo programa, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no centro da capital. As aulas começam no próximo dia 28 (segunda-feira).
Segundo o chefe da Assessoria Técnica da Semdes, Flávio Morais, o curso é inteiramente gratuito, bem como todo o material necessário para execução das aulas. "Em casos de o aluno residir no raio de três quilômetros do local do curso, a entidade executora também fornecerá o vale transporte, de forma a facilitar a assiduidade do trabalhador às aulas", disse Morais.
Ao término dos cursos, os participantes ficam cadastrados no balcão de emprego da Prefeitura, que vai aproximar os trabalhadores do mercado de trabalho.
Em três anos da atual administração, a Prefeitura já qualificou mais de 10 mil trabalhadores, através dos programas de qualificação desenvolvidos pela Semdes, em parceria com o Governo Federal. Desse total, mais de três mil pessoas estão hoje inseridas no mercado de trabalho, a grande maioria dono do seu próprio negócio.
Locais de incrição
As inscrições podem ser realizadas no Cetene (av.Jorge Teixeira), Casa Brasil (Mamoré), Senai (Farquar), Centro de Referência da Mulher (Rafael Vaz e Silva), Lar do Idoso, Associação de Moradores do Jardim Santana (zona Leste), Centro Renascer (zona Sul). A Semdes informa que as aulas também irão acontecer nestes mesmos locais.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), que preside a Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiênc
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)