Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura dá início à pesquisa para escolha dos cursos da Escola Técnica


Em encontro que reuniu representantes de entidades ligadas ao comércio, indústria e serviço, a chefe de gabinete da Prefeitura de Porto Velho, Mirian Saldaña, deu início à distribuição dos formulários para avaliação das necessidades de formação profissional dentro do município. Os dados tabulados a partir deste questionário serão utilizados como base na escolha dos cursos a serem oferecidos pela Escola Técnica Federal de Rondônia, cuja construção deve ser iniciada em breve. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (25), no gabinete da Prefeitura.

O resultado da pesquisa, segundo Mirian Saldaña, será apresento durante a audiência pública que acontece no dia 14 de março, das 8 às 12 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO). "Um dos principais objetivos desta audiência, é a definição dos cursos a serem oferecidos pela escola técnica, para atender os anseios da população e necessidades do mercado local. Além da pesquisa, a opinião dos participantes da audiência pública também será fundamental na escolha dos cursos", afirmou Mirian Saldaña.

Para o prefeito Roberto Sobrinho, é de fundamental importância a participação de toda a sociedade, em especial do setor produtivo, no estudo sócio-econômico que vai dar base para a escolha dos cursos. "A escola técnica faz parte do Plano de Expansão da Educação Profissional, do governo federal, com o propósito de criar condições favoráveis à formação e qualificação profissional, geração e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos e estímulo ao desenvolvimento socioeconômico em níveis local e regional", explicou o prefeito.

Os formulários serão distribuídos para empresas dos setores primário, secundário e terciário, conselhos profissionais, dirigentes de instituições públicas federais, estaduais e municipais, classe política, dirigentes de empresas estatais e do terceiro setor, líderes comunitários, sindicatos patronais e dos trabalhadores, religiosos, dirigentes de universidades, faculdades, centros de formação profissional, escolas e também ao cidadão que possa contribuir com informações pertinentes.

Estiveram presentes na reunião, o chefe de gabinete da senadora Fátima Cleide, Davi Nogueira, representantes do Centene, Fiero, IEL, Senai, Sebrae, Fecomércio, Simpi, CDL, CIEE, e Sindicato dos Hotéis. Os secretários municipais Israel Xavier  (Planejamento), Epifânia Barbosa, (Educação), e José Carlos Gadelha, (Desenvolvimento Socioeconômico).

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica recuperação urgente das rodovias RO-459 e RO-457 entre Alto Paraíso e Ariquemes

Deputado Alex Redano indica recuperação urgente das rodovias RO-459 e RO-457 entre Alto Paraíso e Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual solicitando, com urgência, a manutenção e recuperaçã

Deputado Alex Redano indica obras urgentes na estrada que liga Nova Mamoré a Nova Dimensão

Deputado Alex Redano indica obras urgentes na estrada que liga Nova Mamoré a Nova Dimensão

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Deputado Alex Redano solicita melhorias urgentes na RO-458, importante ligação entre Alto Paraíso e Porto Velho

Deputado Alex Redano solicita melhorias urgentes na RO-458, importante ligação entre Alto Paraíso e Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual solicitando, com urgência, a execução de serviços de

Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a primeira reunião para organizar a participação do Poder Legislativo na 13ª edição da Rondôn

Gente de Opinião Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)