Porto Velho (RO) quinta-feira, 16 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura consolida regularização fundiária na capital


Uma parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Rondônia (Anoreg), assinada na semana passada, garante, a partir de agora, a emissão gratuita de escrituras de imóveis à população, especialmente dos bairros da periferia da Capital, onde milhares de famílias já estão com os imóveis devidamente regularizados, graças à política implementada pela administração Roberto Sobrinho, cumprindo promessa de campanha.

Para a presidente da Anoreg, Patrícia Barros, a celebração da parceria é o primeiro passo para que Porto Velho seja incluído entre os municípios brasileiros preocupados com o ajuste da política de habitação, permitindo que a população seja dona de fato e de direito do seu imóvel. "Há alguns anos chegamos a emitir a média de uma escritura por mês. Ainda bem que o prefeito Roberto Sobrinho tomou como bandeira a regularização fundiária em Porto Velho", reforça Helena Carvajal, titular do 2º Ofício de Notas e Registro Civil  da Capital. Os notários Décio José de Lima Bueno (1º Ofício de Notas); José Gentil (3º Ofício de Notas); e Irani Cardoso de Oliveira (4º Ofício de Notas) fazem coro com os demais titulares de cartórios, e anunciam o fim do abuso de laudêmios (juros de compensação) no setor imobiliário.

A secretária municipal de Regularização Fundiária, Fernanda Kopanakis, ressaltou a importância da parceria na política fomentada pelo prefeito Roberto Sobrinho, que pretende tornar cada vez mais justa a política da habitação no município, dando oportunidade a que as famílias mais humildes também tenham a oportunidade de ter seu imóvel plenamente legalizado, recebendo, de graça, a escritura definitiva da propriedade. "O prefeito Roberto Sobrinho tem, mais do que ninguém, se empenhado nessa questão. Para se ter uma idéia, pelo menos 5 mil imóveis já foram regularizados, e prevemos 12 mil para o próximo ano. É claro que a parceria firmada hoje ajuda a tornar possível esse sonho da população", enfatiza, anunciando novas ações também em áreas de bairros centrais da cidade.

A propósito, o programa desenvolvido pela Prefeitura que resultou na regularização de quase 4 mil lotes urbanos situados no bairro Tancredo Neves, na zona Leste de Porto Velho, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), foi destaque no site Oidc Observatório Internacional do Direito à cidade (www.oidc.org.br/oidc/index.php).

A matéria focaliza o esforço e a dedicação da equipe da Semur em desmembrar a área a ser regularizada, conforme matrícula nº 8903, registrada no Cartório de 1º Ofício de Imóveis, e catalogar todos os lotes em nomes dos moradores, "solicitando ao cartório a geração das matrículas correspondentes ao desmembramento para cada morador".

O também site também conta a história do bairro Tancredo Neves. Cita que foi criado pela Lei Municipal nº. 507 de 24 de outubro de 1985, publicada no Diário Oficial do Município nº. 211 de 06 de novembro de 1985. Conforme Escritura Pública lavrada em 14 de julho de 2006, sua área compreende 1.020.579,57 m2, em terras de propriedade da Prefeitura, e que sua formação começou a partir de um assentamento orientado pela então Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Semac), atual Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que doou os lotes para famílias carentes.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Daniel Pereira e Lindomar Garçon vão à Presidência do Banco do Brasil para evitar quebradeira do estado

Daniel Pereira e Lindomar Garçon vão à Presidência do Banco do Brasil para evitar quebradeira do estado

O Coordenador da bancada federal, deputado Lindomar Garçon (PRB-RO), intermediou ontem a tarde em Brasília, um encontro entre o Diretor de Governo do

Seminário vai discutir reintegração de apenados e implantação do Patronato Acuda, em RO

Seminário vai discutir reintegração de apenados e implantação do Patronato Acuda, em RO

O “Seminário Patronato - Reintegração Social de Egressos” vai reunir informações sobre caminhos na gestão da política penal, nos dias 23 e 24 de agost

ALE aprova renegociação da dívida do Beron

ALE aprova renegociação da dívida do Beron

Executivo vem a Assembleia para explicar a renegociação da dívida do Estado com o Beron. Após os debates, o Projeto de Decreto Legislativo que aprova