Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 - 05h03
A Prefeitura de Porto Velho concluiu no último sábado, 17, o trabalho de recuperação de estradas iniciado na última segunda-feira, 12. O serviço de manutenção e aberturas de vicinais aconteceu nos distritos de União Bandeirantes e Rio Pardo, no assentamento Riacho Azul, no Setor Chacareiro e nas linhas 32 e 37. Também está sendo feito o levantamento e vistorias das linhas.
O secretário Leonel Bertolin, da Semagric (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), órgão responsável pelo trabalho, explicou que esse serviço é importante para manter o tráfego de veículos nessas regiões, medida necessária para que os agricultores possam escoar sua produção e garantir também aos alunos que moram no campo o acesso ao transporte escolar. “Por causa das péssimas condições das estradas, em dois mil e doze o ano letivo de algumas regiões foi apenas vinte e cinco dias. E a partir de dois mil e treze o prefeito Mauro Nazif começou a mudar esse quadro e com planejamento e organização hoje o resultado é outro”, explicou o secretário.
Com a manutenção dessa política de recuperação de estradas, no ano passado a escola José Augusto da Silva, do distrito de Extrema teve o melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Porto Velho. Na avaliação, o estabelecimento saltou da nota 3.9, para 5.6. Para o secretário, esse desempenho é reflexo da melhoria e manutenção das estradas. “Claro que existem outros fatores que contribuíram para esta nota, mas com as estradas em condições de trafegabilidade, os alunos puderam chegar à escola para estudar, coisa não estava acontecendo antes. E a orientação do prefeito é priorizar as estradas por onde passa o ônibus escolar”, adiantou.
Em Rio Pardo, foram feitos 1,2 mil metros de desaguamento de via e colocação de linha bueiro na Linha 15, do Assentamento Joana D’arc; colocação de duas linhas de bueiro , na linha 105; e encascalhamento da ladeira e colocação de cinco linhas de bueiros, na linha 4. Em Riacho Azul, foram 13,20 mil metros de encascalhamento, patrolamento e limpeza lateral.
Ainda em Riacho Azul, no Ramal São Domingos foram 7,7 mil metros de encascalhamento, patrolamento e limpeza lateral; no Ramal dos Macacos, foram três quilômetros de abertura de estradas e encascalhamento primário. No Setor Chacareiro foi feito o encascalhamento primário e desaguamento de via nos ramais Pé de Cedro, Luciana e Jussara.
No distrito de União Bandeirantes o trabalho foi realizado nas linhas PO, 06, 08, 09 e 10, Nesses locais foram realizados os serviços de colocação de linha de bueiros, encascalhamento de laterais, tapa-buraco, patrolamento, abertura de desaguadores e desaguamento de vias.As vistorias e desaguamento de linhas foram feitas no Rio das Garças, Ramal Primavera, , no reassentamento Joana D’arc, na fazenda Nor Brasil, no Ramal do Bernardo e no Travessão que liga as linhas 27 e 32.
Fonte: Joel Elias
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)