Sexta-feira, 16 de agosto de 2013 - 08h01
Por meio da Fundação Escola do Servidor Público Municipal (Funescola), a prefeitura de Porto Velho iniciará nova turma do curso de RDC – Regime Diferenciado de Contratação. As aulas serão realizadas nos dias 16 e 17 de agosto, no auditório da OAB. O curso será ministrado pelo professor doutor Osmar Parra, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Em fevereiro deste ano, a Funescola formou 14 servidores em RDC.
O diretor executivo da Funescola, Adailton Noleto, disse que desta vez 64 servidores de diversas secretarias se inscreveram para fazer o curso. Dentre eles, servidores lotados na Semusa, Semed, Controladoria Geral do Município (CGM), Semagric, Semob, Semad, Sempre, Sema, Emdur, Procuradoria Geral do Município (PGM) e Semtran.
Noleto explica que o RDC é uma lei criada em 2011 pelo Governo Federal para dar celeridade aos processos de licitação e contrato das obras relacionadas à estrutura para realização da Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações e Jogos Olímpicos. “A lei foi estendida para contratação de obras para a saúde, educação e PAC II. Atualmente atende todos os entes federativos – União, estados e municípios”, completou.
O curso é direcionado aos servidores que trabalham com licitações e contratos, pregoeiros, fiscais de obras, profissionais de engenharia e assessores técnicos. Eles serão preparados para contratar qualquer obra dentro da modalidade. Também vai permitir que a prefeitura agilize a conclusão dos processos de contratação de obras. “Algumas prefeituras inclusive estão transformando o RDC em lei municipal”, comentou Noleto.
Outros cursos
Diversos cursos foram realizados este ano pela Funescola. Um deles relacionados ao Siconv – Sistema Nacional de Convênios, cujo objetivo é preparar os servidores para atuarem na captação de recursos junto aos ministérios, via Caixa Econômica Federal. Outros curso abordaram capacitação em licitações e contratos, fiscal de obras e serviços de engenharias.
Este último atendeu 40 engenheiros, 10 arquitetos e 10 fiscais de obras, num total de 60 servidores municipais, dentre outros. “A orientação do prefeito Mauro Nazif é para investirmos na capacitação do pessoal responsável pelo controle externo e interno. Estamos orientando para que os servidores tenham mais confiança na compra de equipamentos e aquisição de serviços, para que não incorram em improbidade administrativa”, frisou. Na próxima semana haverá cursos nas áreas de recursos humanos e gestão de pessoas.
Fonte: Augusto José
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)