Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura busca solução para madeireiros da Ponta do Abunã


Encontrar uma solução para a crise que envolve o setor madeireiro e que vem refletindo negativamente na condição de vida da população do distrito de Vista Alegre do Abunã, onde o desemprego já atinge índices alarmantes. Foi a tônica da reunião promovida pela prefeitura de Porto Velho entre os madeireiros e representantes do Incra, Ibama, Basa e Sedan, além dos deputados federais Marinha Raupp (PMDB) e Eduardo Valverde (PT).

Durante o encontro que ocorreu na tarde da última sexta-feira, no Aquarius Selva Hotel, foram discutidos temas como regularização das terras, licenciamento ambiental, financiamentos e questões fundiárias em geral.

Cícero Taiguara Teixeira, que falou em nome de todos os madeireiros, disse que "apenas dez das 35 empresas que operavam na localidade estão funcionando, e que 70% dos funcionários dessas madeireiras foram demitidos, causando um gigantesco problema social e econômico". "Gostaríamos que as autoridades federais se sensibilizassem, pois já fechamos até a BR-364, mas até agora não deram qualquer solução", desabafou.

Os representantes do Incra, Ibama e Sedan, Carlos França de Oliveira, Nanci Rodrigues e Marcos Lengruguer, explicaram que o maior problema é a regularização fundiária das áreas de floresta de onde se pode extrair a madeira, a falta de recursos financeiros e de material humano para agilizar todos os procedimentos.

Os deputados Marinha Raupp e Eduardo Valverde explicaram que o processo em Brasília (DF) é demorado, mas se comprometeram em mobilizar toda a bancada rondoniense na busca de solução, ainda esta semana. "Vamos buscar uma instrução normativa para concessão de uso das áreas tecnicamente viáveis junto ao Incra e ao Ministério do Meio Ambiente", disse Valverde.

O prefeito Roberto Sobrinho se comprometeu em acompanhar os parlamentares federais. "Queremos solução, mas sempre respeitando a sustentabilidade para que a floresta seja fonte inesgotável de geração de riquezas", disse o prefeito.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)