Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura busca solução para madeireiros da Ponta do Abunã


Encontrar uma solução para a crise que envolve o setor madeireiro e que vem refletindo negativamente na condição de vida da população do distrito de Vista Alegre do Abunã, onde o desemprego já atinge índices alarmantes. Foi a tônica da reunião promovida pela prefeitura de Porto Velho entre os madeireiros e representantes do Incra, Ibama, Basa e Sedan, além dos deputados federais Marinha Raupp (PMDB) e Eduardo Valverde (PT).

Durante o encontro que ocorreu na tarde da última sexta-feira, no Aquarius Selva Hotel, foram discutidos temas como regularização das terras, licenciamento ambiental, financiamentos e questões fundiárias em geral.

Cícero Taiguara Teixeira, que falou em nome de todos os madeireiros, disse que "apenas dez das 35 empresas que operavam na localidade estão funcionando, e que 70% dos funcionários dessas madeireiras foram demitidos, causando um gigantesco problema social e econômico". "Gostaríamos que as autoridades federais se sensibilizassem, pois já fechamos até a BR-364, mas até agora não deram qualquer solução", desabafou.

Os representantes do Incra, Ibama e Sedan, Carlos França de Oliveira, Nanci Rodrigues e Marcos Lengruguer, explicaram que o maior problema é a regularização fundiária das áreas de floresta de onde se pode extrair a madeira, a falta de recursos financeiros e de material humano para agilizar todos os procedimentos.

Os deputados Marinha Raupp e Eduardo Valverde explicaram que o processo em Brasília (DF) é demorado, mas se comprometeram em mobilizar toda a bancada rondoniense na busca de solução, ainda esta semana. "Vamos buscar uma instrução normativa para concessão de uso das áreas tecnicamente viáveis junto ao Incra e ao Ministério do Meio Ambiente", disse Valverde.

O prefeito Roberto Sobrinho se comprometeu em acompanhar os parlamentares federais. "Queremos solução, mas sempre respeitando a sustentabilidade para que a floresta seja fonte inesgotável de geração de riquezas", disse o prefeito.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)